ANIVERSÁRIO: SABARÁ CELEBRA 312 ANOS COM ATRAÇÕES QUE PROMETEM AGRADAR TODA POPULAÇÃO

na Categoria Cultura

Neste ano, Sabará comemora 312 anos de elevação à categoria de Vila e, para celebrar a data, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, preparou uma série de atrações artísticas, educativas, gastronômicas e culturais, voltada para variadas faixas etárias e para todos os gostos. A programação, totalmente gratuita, vai do dia 7 a 30 de julho, e será realizada em diversos locais do município.

César Menotti & Fabiano

No dia 17 de julho, data oficial do aniversário da elevação do povoado à categoria de Vila, o público contará com o show da dupla sertaneja César Menotti & Fabiano, às 20h, na Praça Melo Viana, no Centro Histórico. Além dessa apresentação especial, durante todo mês, o município oferecerá eventos que prometem agradar os participantes.

Haverá shows musicais com artistas e bandas locais; apresentações de orquestras e corais; espetáculos de dança; apresentações e exposições artísticas; peças teatrais; lançamento de livro; barraquinhas; feira livre com exposição e venda de produtos da agricultura familiar; atividade esportiva; diversas oficinas (teatro, renda turca de bico, bordado, bainha aberta, tear e artesanato); e a realização de dois grandes eventos bastante apreciados pelos sabarenses e turistas – o Cordas em Tom e o Encontro de Bandas.

Cordas em Tom

O Cordas em Tom é um projeto cultural idealizado pela Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo. A iniciativa foi iniciada em abril deste ano e vai até outubro. Durante o evento, o público conta com literatura, artes plásticas, pantomima, variadas opções gastronômicas, com atendimento feito por garçons, e muita música instrumental, apresentada pela atração principal da noite que, utilizando a escadaria e a iluminação do Solar do Padre Correia, anima o evento. Além disso, compondo o cenário do local, há a disponibilização gratuita de jogos de mesas e cadeiras para os participantes.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, André Alves, o projeto visa proporcionar mais um produto turístico para a cidade; valorizar o trabalho artístico e gastronômico; e propiciar uma experiência aconchegante, agradável e divertida tanto para os moradores de Sabará, quanto para os turistas.

O Cordas em Tom acontece todo penúltimo sábado do mês, das 18h às 22h, na Rua Dom Pedro II, nº 200, no Centro Histórico, em frente ao Solar do Padre Correia, um dos prédios mais imponentes e importantes de Minas Gerais e um dos ícones do município. Neste mês, o evento acontecerá no dia 22 de julho.

Encontro de Bandas

O domingo do dia 23 de julho será marcado por uma atração tradicional da cidade – o Encontro de Bandas 2023. A atração musical, cultural e artística será realizada gratuitamente, a partir das 9h, na Praça Santa Rita, no Centro Histórico. Amantes da música instrumental irão contar com apresentações de bandas de diversas cidades mineiras. Cada uma tocará três músicas e, ao final, haverá o desfile de todas as corporações por algumas ruas do entorno da praça, o famoso “Bandão”.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, André Alves, o Encontro de Bandas é considerado um patrimônio da cidade. “A realização desse evento tem o intuito de preservar esse bem tão valioso de Sabará e, é claro, promover um momento cultural, de entretenimento e diversão voltado para toda família”, explicou.

Nas Regionais

E como a proposta é realizar ações em todas as regionais da cidade, a população poderá participar de diversas iniciativas como oficinas; exibição gratuita de filmes; peças teatrais; feiras livres com exposição e vendas de produtos da agricultura familiar; festas tradicionais, entre outras atrações.

Festival do Caldo 2023

Com a chegada do inverno, os caldos passam a ser muito consumidos pelas pessoas, pois são uma boa opção para aquecê-las do frio. E para quem gosta de saboreá-los, já pode se programar, pois o Festival de Caldo 2023, uma das comemorações do aniversário da cidade, está chegando.

O evento gastronômico e cultural acontecerá nos dias 8 e 9 de julho (sábado e domingo), na Avenida Brasil, no Bairro Nações Unidas. Serão comercializados uma variedade de caldos, entre eles os de feijão e mandioca; e haverá show de diversos estilos musicais.

Crianças e Adolescentes

E para que as comemorações da cidade também contem com a presença de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Sabará preparou diversos eventos voltados para esse público como o Show Musical do grupo Cantarolê, no Estação Cidadania;

momentos de recreação com o Tio girafa; espaços kids; oficinas infantis; diversos espetáculos teatrais gratuitos do programa Diversão em Cena, realizado aos domingos, às 16h, no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, no Centro Histórico; o Cinema Vivo, com exibição de filmes gratuitos; rua de lazer, na Praça do Barão, na região central; e o tão esperado “Férias no Bosque”, uma excelente opção para as crianças do município aproveitarem o período de férias escolar, vivendo momentos de muita diversão, recreação e aventura.

Festival de Inverno de Sabará 2023

Durante o mês de julho, a prefeitura também está apoiando o Festival de Inverno de Sabará 2023. Acesse o instagram @festivaldeinvernosabara e fique por dentro de toda a programação.

Acesse o site festival.sabara.mg.gov.br e confira a programação completa de comemoração do aniversário da cidade. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (31) 99848-8907 ou pelo e-mail cultura@sabara.mg.gov.br.