Ecoturismo

Em Sabará, o ecoturismo é um novo segmento que pode ser praticado principalmente no Arraial Velho e no Pompéu, pequenos vilarejos às margens da Estrada Real. Nessas regiões, o visitante tem contato singular com o ambiente natural. Lá, muitos esportistas já praticam caminhadas na natureza, trekking, mountain bike e boulder (um tipo de escalada em rocha). Passeios a cavalo também podem ser realizados em determinadas áreas. Outras boas opções para quem se interessa pelo turismo em áreas naturais são: o Parque Natural Municipal Chácara do Lessa, o Parque Eco pedagógico Quinta dos Cristais e o Bosque Alfredo Machado. O Hotel Fazenda Recanto dos Fonda é uma boa alternativa para quem prefere o turismo rural. Além de conduzir o ser humano a uma vida mais saudável, o ecoturismo propicia um maior contato do homem com o meio natural, incentivando a preservação dos recursos naturais e a valorização da vida.

Parque Eco Pedagógico Quinta dos Cristais

O Parque possui uma grande área verde, situada na porção sul da cidade, na estrada para Olaria no bairro Adelmolândia. Possui ainda diversas atrações como o Museu Temático da Escravidão, Museu de Antiguidades, Museu da Nanoescultura, trilhas, belas vistas panorâmicas da região, nascentes e riachos. As atividades educativas e as visitas monitoradas tanto em fins de semana quanto de segunda a sexta devem ser previamente agendadas. O Parque possui o Restaurante Rancho do Tropeiro, com self service de comida mineira e está aberto ao público em geral aos fins de semana e feriados, das 11 às 19 horas. A visitação ao parque é gratuita e se dá partir das 08 horas.
Informações: quintadoscristais@hotmail.com / (31) 3671-3241 / (31) 9970-1854.

Parque Natural Municipal Chácara do Lessa

A poucos metros do centro histórico, o visitante pode contemplar a natureza, visitar ruínas e minas remanescentes do século XVIII e XIX. No mirante, está disponível uma belíssima vista panorâmica da região. Oferece opções para trilhas interpretativas e pequenas caminhadas. O parque funciona de terça a domingo, das 08 às 16 horas, com entrada gratuita (encontra-se fechado temporariamente para manutenção).
Informações: semma@sabara.mg.gov.br / (31) 3671-2282 / (31) 3672-7694.

Bosque Municipal Alfredo Machado

Localizado no centro histórico, possui área verde, viveiro de mudas, cascata, pequenas trilhas, área de descanso e pista para caminhada. Também sedia atualmente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O bosque funciona de terça a domingo, das 08 às 16 horas, com entrada gratuita.
Informações: semma@sabara.mg.gov.br / (31) 3672-7694.