Executivo Municipal

Wander José Goddard Borges

Prefeito Wander Borges

O Prefeito Wander Borges é natural de Sabará. É formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, sendo pós-graduado em Auditoria e Controle Externo. É inspetor licenciado do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (servidor público).

Wander Borges iniciou na vida pública como vereador em Sabará (1993-1996). Em 1996, foi eleito prefeito do município e reeleito, em 2000, com 94,37% dos votos, sendo o prefeito com maior percentual de votos no Estado e o segundo do Brasil. De
janeiro de 2005 a dezembro de 2006, Wander Borges exerceu o cargo de subsecretário de Estado do Trabalho e Ação Social. Durante o exercício no Poder Executivo Estadual, ocupou também a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

Em 2006, elegeu-se para o primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo sido reeleito em 2010 e 2014. Assumiu, em 2011, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, onde permaneceu até fevereiro de 2012, sendo presidente do Conselho Estadual dos Direitos Difusos (Cedif/MG), membro do Conselho Deliberativo do Provita/MG e do Conselho Administrativo Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social). A convite do governador Antonio Anastasia assumiu a Secretaria de Estado Extraordinária de Regularização Fundiária em fevereiro de 2012, onde exerceu as funções até dezembro de 2013. Nesse período, foi membro do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) e presidente do Conselho do Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter-MG).

Em 2013, retornou às atividades legislativas na ALMG. Em 2014, foi reeleito como deputado estadual para o terceiro mandato parlamentar. Foi membro do Bloco “Compromisso com Minas Gerais”, vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, além de membro efetivo da Comissão de Cultura e suplente nas comissões de Esporte, Lazer e Juventude, de Redação, de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e Extraordinária das Mulheres.

Em 2016, foi eleito prefeito de Sabará para o mandato de 2017 a 2020. E, em 2020, foi reeleito para o mandato de 2021 a 2024. Esta é a quarta passagem de Wander Borges pelo Executivo Municipal.

Wander Borges é autor da Lei nº 18.315/2009, que institui a Política Estadual Habitacional de Interesse Social e da Lei nº20.846/2013, que institui a Política Estadual para a População em Situação de Rua. É autor também do Projeto de Lei nº714/2011, que trata da Política Estadual de Enfrentamento do Crack e de Outras Drogas e do Projeto de Lei nº 475/2015, que institui em Minas Gerais o Dia de Combate aos Maus-Tratos contra Idosos.

Condecorações: Medalha da Inconfidência Mineira – Ouro Preto/MG, 2001; Ordem do Mérito Legislativo Municipal (Mérito Especial) – Belo Horizonte/MG, 2002; Medalha Santos Dumont (Grau Prata) – Santos Dumont/MG, 2007; Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkimim (TCE/MG) – BH/MG, 2007; Medalha Alferes Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais – BH/MG, 2007; Grande Medalha Juscelino Kubitscheck – Diamantina/MG, 2011; e Medalha Ulysses Guimarães – São Paulo/SP, 2011; Medalha Santos Dumont (Grau Ouro) – Santos Dumont/MG, 2014.

É cidadão honorário de Além Paraíba, Arcos, Barbacena, Belo Horizonte, Caeté, Luz, Ponte Nova, Resende Costa Santa Luzia e Tarumirim.

Lucas Augusto Pereira Silva

Vice Prefeito Lucas Silva

Lucas Silva é formado em Geografia e Análise Ambiental com especialização em Administração Pública e Gestão Urbana pela PUC/MG. Também fez uma temporada de estudos de Sociologia e Relações Internacionais na Universidade do Porto, em Portugal.

Atuou como professor em escolas, cursos preparatórios e técnicos da área ambiental. Foi Coordenador Municipal da Juventude de Sabará e teve ampla participação em diversas entidades do município.

Em sua primeira eleição foi eleito o mais jovem vereador para a legislatura 2013-2016, sendo o segundo mais votado. Construiu um mandato participativo e inovador, com um papel importante na criação de leis e iniciativas. Criou a lei do Voto Aberto, da Merenda Escolar Especial, Lei da Propaganda em Muros, dentre outras. Também fez o projeto Papo Cabeça em várias escolas da cidade e estimulou a transmissão online das reuniões da Câmara.