Informações Sobre a Dengue

 na Categoria Saúde

Com o inicio do verão e a chegada das chuvas, o Centro de Controle de Zoonoses e Endemias- Sabará (CCZE) vem alertar a população para redobrar os cuidados em relação ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O calor e as chuvas típicos dessa época do ano são fatores favoráveis à reprodução do mosquito Aedes Aegypit, responsável pela transmissão das doenças.

Como é preconizado pelo Ministério da Saúde foi realizado no mês de outubro o LIRAa (LEVANTAMENTO DO ÍNDICE RÁPIDO DO AEDES AEGYPIT) com resultado de 1.4, ou seja, médio risco para o município. Durante as pesquisas podemos ver que as amostras positivas foram encontradas no interior dos imóveis em reservatórios e recipientes como lixo (garrafas pet, copos de iogurte, sacos plásticos e outros), caixas d’água e reservatórios ao nível do solo (tambor, tonéis e outros).

Os bairros com maior risco de infestação são: Alvorada, Nova Vista, Rosário, Roça Grande e Centro.

O CCZE ORIENTA QUE OS MORADORES EVITEM QUE RECIPIENTES EXPOSTOS SE TRANSFORMEM EM CRIADOUROS DO INSETO, QUE AS PESSOAS PROCUREM LIMPAR SEUS QUINTAIS ANTES DE VIAJAR, CUBRAM OU ESVAZIEM VASOS, PISCINAS E VERIFIQUEM SE AS CAIXAS D’ÁGUA ESTÃO CORRETAMENTE VEDADAS.
“MEDIDAS BÁSICAS COMO MANTER CAIXAS, TONÉIS E BARRIS DE ÁGUA TAMPADOS, NÃO DEIXAR ÁGUA ACUMULAR EM PNEUS, LAJES, GARRAFAS E MANTER OS PRATOS DE VASOS DE PLANTAS COM AREIA ATÉ A BORDA SÃO DE RESPONSABILIDADE DA POPULAÇÃO NO COMBATE A DOENÇA”. O IMPORTANTE É NÃO DEIXAR O MOSQUITO SE PROLIFERAR.

“QUEREMOS INCENTIVAR OS MORADORES DE SABARÁ A RECOLHER O LIXO DOMÉSTICO PRINCIPALMENTE OS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA E SERVIRÁ DE CRIADOURO PARA O MOSQUITO AEDES AEGYPIT. OS RESPONSÁVEIS DOS DOMICÍLIOS ABANDONADOS DEVERAM ELIMINAR PERIODICAMENTE OS RECIPIENTES TAIS COMO, LATAS, GARRAFAS, PNEUS, CASCA DE OVO, CASCA DE CÔCO, TANQUES, COPOS DESCARTÁVEIS, CALHAS, PISCINAS ABANDONADAS ENTRE OUTROS”.

De acordo com o CCZE, a dengue tem anos cíclicos, ou seja, alternados, explicados pelo sorotipo circulante (tipo do vírus) e as alterações climáticas e seu aumento foi consideravelmente no estado por causa do forte calor a grandes números de reservatórios.

Alertamos a População com os cuidados que devem ter em relação à prevenção contra a dengue, chikungunya e zika vírus, pois o perigo é maior devido ao acumulo de água em recipientes inutilizados por parte da própria população.

A dengue é uma doença sazonal transmitida pelo mosquito Aedes Aegypit e tem tirado muitas vidas no país e que quando não mata acaba deixando sequelas graves. Predominante no período do verão (sol e chuva) com fatores que fortalecem seu desenvolvimento através do acumulo de reservatórios. A população deve colaborar com a limpeza dos lotes, observar se existe o mosquito transmissor em suas residências e procurar o foco. Em caso de dúvidas, reclamações e denúncias ligue nos telefones (31) 3674-6295 CCZE, (31) 3672-7861 Vigilância Epidemiológica, (031) 3674-2847 Vigilância Sanitária.

Notícias Recentes