Prefeitura Recebe Grupo da Folia de Reis

na Categoria Cultura

Com mais de 120 anos de tradição, de acordo com a memória oral, o grupo mais antigo de Folia de Reis de Sabará escolheu o Solar da Dona Sofia, sede provisória do poder executivo municipal, como local de uma das apresentações mais importantes do grupo. A festa da sexta-feira, 6 de janeiro, Dia de Reis. Segundo a tradição cristã, nesta data o menino Jesus teria recebido a visita de três Reis Magos vindos do oriente (Mateus 2:1).

Diante da sala reservada onde foi montado um presépio para receber o grupo, estavam presentes autoridades municipais, fomentadores culturais, moradores e integrantes da folia. “Nós estamos muitos felizes de estar aqui recebendo o grupo de Folia de Reis e manter esta importante tradição secular. A Prefeitura de Sabará está de portas abertas para manifestações culturais como a folia que tanto enriquecem a nossa cidade”, afirmou Wander Borges, prefeito de Sabará.

Para Francisco Dario, integrante da folia, interpretar um rei mago foi uma experiência única. “É muito bom porque é a primeira vez que eu saio, fui convidado este ano pela presidente da folia e vim com o maior orgulho. Sempre quis fazer o papel de algum personagem da folia e estou feliz de estar fazendo um dos principais que é o rei Gaspar”, comemorou Chiquinho.

Outro novato que ficou feliz em participar da apresentação foi o pequeno Paulo Henrique (de camisa listrada, perto do prefeito na foto) que era convidado do grupo e pôde realizar o sonho de dançar com seus ídolos, os reis magos e o bastião. Segundo a família, a criança ama a manifestação cultural, acompanha as atividades e quer se tornar integrante, renovando a tradição. “Precisa ver a alegria dele! ”, contou Dona Maria da Penha, avó do pequeno.

Também na data de 6 de janeiro de 2017, o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou o reconhecimento da festa de Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado.