TRADIÇÃO: CURSO DE CONFECÇÃO DE AMÊNDOAS PORTUGUESAS É FINALIZADO E A PRODUÇÃO SERÁ DISTRIBUÍDA AOS FIGURANTES DA SEMANA SANTA

 na Categoria Cultura

Foi encerrado nesta quarta-feira (20/3), no Solar do Padre Correia, o curso gratuito de confecção de Amêndoas Portuguesas, iniciativa promovida pela Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Segundo a secretaria, diante da possibilidade de extinção dessa prática, a Prefeitura ofereceu, pela segunda vez, o curso destinado a preservar essa rica e peculiar tradição enraizada nas cidades mineiras.

 

Durante os três dias do curso (18,19 e 20/3), as participantes puderam adquirir conhecimentos e habilidades que envolvem todo o processo de produção, desde a preparação das amêndoas até a confecção dos cartuchos, que é feita de forma artesanal. 

As amêndoas confeccionadas ao longo da atividade serão distribuídas no Domingo de Páscoa aos participantes das procissões que desempenham papéis figurativos na Semana Santa. 

A Amêndoa Portuguesa

A amêndoa portuguesa representa uma iguaria que desfrutou de grande destaque em Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro, sendo frequentemente oferecida como agrado durante as festividades. 

Em Sabará, estabeleceu-se a prática de produção e distribuição, ao término das celebrações, de um punhado dessas amêndoas em um cone branco, decorado com papel colorido, conhecido como “cartucho”. Ou seja, a distribuição tornou-se uma tradição popular que atravessa os séculos, destacando-se por suas peculiaridades singulares. 

Até os dias de hoje, os cartuchos continuam a ser distribuídos em eventos como as coroações, pelos familiares das meninas, que coroam a imagem de Nossa Senhora, e pelos familiares dos meninos, que apresentam flores à imagem do Sagrado Coração de Jesus. A distribuição ocorre, também, aos participantes das procissões e aos integrantes das bandas de música, em eventos organizados pela comissão responsável pela Semana Santa e pela celebração do Corpus Christi.

Notícias Recomendadas