NECESSIDADES ESPECIAIS: PREFEITURA INAUGURA O CENTRO DE ESPECIALIDADES EDUCACIONAIS BEM VIVER

na Categoria Educação

Na manhã desta quinta-feira (28/9), a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, no Teatro Municipal, uma cerimônia de inauguração do Centro de Especialidades Educacionais Bem Viver.

O centro, instalado na Rua Mestra Ritinha, s/nº, na região central da cidade, tem por objetivo prestar orientação, assistência e apoio psicopedagógico aos estudantes, familiares e profissionais da área da educação, na prevenção e acompanhamento de estudantes matriculados na rede pública municipal, e que apresentem necessidades educacionais especiais – NEE (deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação e público da educação especial).

“Hoje, com esta inauguração, estamos dando um passo importantíssimo. As famílias sabarenses poderão contar com uma equipe multiprofissional capacitada e um local totalmente equipado e preparado para prestar um atendimento humanizado e de qualidade. Podem ter certeza que faremos o que for necessário para que todos os assistidos se sintam acolhidos e especiais”, afirmou Fernanda Silveira, secretária Municipal de Educação.

Para Tereza Cristina Barrozo, mãe do aluno Otávio Henrique Barrozo, de 11 anos, a inauguração do Centro de Especialidades Educacionais Bem Viver foi motivo de muita alegria. “Estou muito feliz com a instalação deste centro em Sabará. Muitas vezes, tenho que me deslocar para Belo Horizonte em busca de atendimento para o meu filho, e, a partir de agora, poderei contar com um local e um acompanhamento profissional dentro da nossa cidade. Estou muito grata por esta conquista”, declarou.

“Gostei demais dessa iniciativa, pois precisamos muito de atendimento, tratamento, incentivo e ajuda profissional e é bom saber que teremos esse suporte em um local especializado em Sabará”, ressaltou Ana Paula Cristina, mãe do aluno Pedro Augusto Dias, de 14 anos.

NEE

As Necessidades Educativas Especiais (NEE) podem ser permanentes ou temporárias e exigem adaptações razoáveis do currículo escolar, recursos pedagógicos, mobiliário e carecimento ou não de adaptações prediais ou quaisquer outras que sejam para facilitar ou promover o processo de ensino e aprendizagem com necessidades educacionais especiais.

Ações

No local, serão desempenhadas as seguintes ações:

• Realização de entrevistas com familiares de estudantes com necessidades educacionais especiais, a fim de conhecer a realidade de cada um e identificar possibilidades interventivas;
  • Prestação de atendimento às escolas, sob contato com representantes ou grupos familiares, para acompanhamento do progresso das ações em conjunto com a família e a rede de proteção;
  • Promoção de estudos de casos para realizar trocas de informações entre a equipe técnica do setor e de outros equipamentos da rede de proteção, para definição de estratégias interventivas integradas;
  • Elaboração de projetos preventivos, para lidar com os temas que impactam o processo de aprendizagem nas escolas da rede pública municipal;
  • Capacitação dos profissionais da Sala de Recursos e/ou Multimeios e os Agentes de Apoio à Educação Infantil, que atendem os estudantes com necessidades educacionais especiais;
  • Identificação das principais dificuldades apresentadas pelas escolas, para a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), e orientação às equipes pedagógicas de acordo com as dificuldades identificadas;
  • Elaboração de materiais e disponibilização de guias e cartilhas para direcionar o trabalho das escolas, comunidades e famílias.

A Secretaria Municipal de Educação desempenhará essas ações, de forma intersetorial e articulada, com as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social.

Estrutura Física

O local conta salas destinadas ao atendimento individualizado ou de pequenos grupos, para  garantir o sigilo e a privacidade, bem como oferecer ambiência e acolhimento adequados aos estudantes, seus familiares ou responsáveis. A estrutura física é composta por núcleo psicopedagógico, sala de coordenação, espaço do colaborador, espaço “Aprender Brincando”, sala de reunião, sala de alimentação escolar, recepção, cozinha e sanitários feminino e masculino.

Profissionais

O Centro de Especialidades “Bem Viver” contará com uma equipe multiprofissional formada por um coordenador, um auxiliar administrativo, pedagogos/psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais, de acordo com as necessidades apresentadas.

Atendimento

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio de encaminhamento das secretarias municipais de educação e saúde.

A solenidade contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do vice-prefeito, Lucas Silva, de vereadores, de autoridades e servidores municipais, de convidados, da Fanfarra e do Grupo de Muay Thai, da APAE Sabará, e da comunidade.

Para mais informações sobre o Centro de Especialidades Educacionais Bem Viver, entre em contato pelo telefone (31) 3672-7737.