2 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

na Categoria Educação, Saúde

Neste 2 de abril, em todo o mundo, celebra-se o Dia de Conscientização do Autismo. Em Sabará, o Centro Educacional Bem-Viver presta orientação, assistência e apoio psicopedagógico aos estudantes, familiares e profissionais da área da educação, na prevenção e acompanhamento de estudantes matriculados na rede pública municipal, e que apresentem necessidades educacionais especiais – NEE (deficiência, transtorno do espectro autista, altas habilidades ou superdotação e público da educação especial).

O que é o TEA e o Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de neurodesenvolvimento. O autismo é um distúrbio crônico cujo tratamento é multiprofissional e deve ser introduzido tão logo seja feito o diagnóstico. Cada paciente exige um acompanhamento de acordo com suas especificidades.

Comportamentos e características

• Durante a amamentação, a criança não interage com a mãe;
  • Não consegue olhar nos olhos das pessoas;
  • Tem dificuldade para interagir socialmente;
  • Não atende quando chamada pelo nome;
  • Separa objetos por cor, tamanho, mantendo comportamentos repetitivos e sem finalidade aparente;
  • Não acompanha acontecimentos à sua volta;
  • Fica horas com um objeto fazendo o mesmo movimento, geralmente circular;
  • Apresenta movimentos corporais repetitivos;
  • Em vez de pedir, leva as pessoas pela mão até o lugar onde quer que algo seja feito.

Prefeitura de Sabará. Cidade de Vida.
Cidade de Saúde. Cidade de Educação.