CAPACITAÇÃO: PRODUTORES DE SABARÁ PARTICIPAM DE CURSO SOBRE FABRICAÇÃO DE QUEIJOS ARTESANAIS

na Categoria Meio Ambiente

Foi realizado, nessa terça-feira (29/11), no recanto Monsenhor Domingos Pinheiro (antigo asilo São Luiz), em Caeté, o curso Boas Práticas Agropecuárias em Queijos Artesanais. A iniciativa, realizada por meio de um convênio entre Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e a Empresa de Assistência Técnica Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater/MG, teve como objetivo capacitar produtores de queijos artesanais do estado.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sabará, sete produtores rurais da cidade, que são acompanhados pelo projeto Agricultura Familiar, vinculado ao órgão, foram contactados e participaram do curso.

Durante a capacitação, os produtores receberam diversas informações voltadas para o tema, entre elas como é feita, de forma segura e de acordo com as normas sanitárias vigentes, a fabricação e a maturação do queijo; quais bactérias são benéficas e admitidas e quais não são permitidas no processo de fabricação (controle microbiano); e qual tipo de alimentação deve ser fornecida às vacas para que se obtenha um leite de qualidade.

Além disso, foi feito, ao vivo, o teste do leite, por meio do qual é possível identificar se a vaca está ou não com mastite – processo inflamatório da glândula mamária das vacas, caracterizada por alterações patológicas no tecido glandular. Após a assepsia das tetas das vacas e descarte dos três primeiros jatos, um reagente é colocado em quatro amostras do leite (teste de cabeça) que é retirado na hora. Caso o animal esteja com mastite, ele é colocado em quarentena para ser tratado de forma adequada.

O próximo curso sobre a fabricação do queijo artesanal será realizado no dia 12 de dezembro. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (31) 3672-7694.