MEIO AMBIENTE: PROPRIEDADE RURAL DE RAVENA PASSA PARA A 2ª FASE DO 7º PRÊMIO FAZENDA SUSTENTÁVEL DA GLOBO RURAL

 na Categoria Meio Ambiente

A Fazenda Rocinha do Jatobá, localizada no Distrito de Ravena, em Sabará, foi classificada nessa terça-feira (20/12), para a segunda fase do 7° Prêmio Fazenda Sustentável da Globo Rural, iniciativa que elege as propriedades rurais mais sustentáveis do país.  

A propriedade classificada pertence a Gilvan Célio de Paiva, agricultor que conta com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sabará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da equipe da Agricultura Familiar do município. 

A fazenda possui certificação orgânica da IBD Certificações, maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina. O local utiliza energia fotovoltaica e outras tecnologias sustentáveis na produção de Banana, o que é uma forma de conservar a história desse patrimônio cultural de Sabará. Segundo o agricultor, um novo projeto sustentável já está sendo desenvolvido na propriedade – o de aproveitamento de água da chuva. 

Para o bom funcionamento e desempenho da produção da fazenda, Gilvan também conta com o auxílio de agricultores parceiros que participam de programas sociais da agricultura familiar como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Auxílio Brasil (PAB).

O prêmio

O Prêmio Fazenda Sustentável acontece desde o ano de 2013 e é uma iniciativa da Revista Globo Rural. Ele é dividido em três fases e faz a seleção de propriedades rurais de todo o Brasil em diferentes categorias, classificadas em pequenas, médias e grandes.

A metodologia de avaliação, criada pelo Rabobank, parceiro da iniciativa, leva em consideração os impactos ambientais, os investimentos na área social e análises financeiras de cada propriedade inscrita. Os critérios são avaliados de acordo com as exigências do Código Florestal e certificações internacionais. Ao todo, mais de mil itens são analisados pelos técnicos agrícolas.

Para conhecer e saber mais informações sobre os projetos desenvolvidos para a área rural da cidade, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sabará pelo telefone (31) 3672-7694.

Notícias Recomendadas