AGRICULTURA: PRODUTORES DE DERIVADOS DE ORA-PRO-NÓBIS SE REÚNEM PARA DEBATER O CULTIVO E ESTREITAR PARCERIAS EM SABARÁ

na Categoria Agricultura, Meio Ambiente

Ontem (19/3), agricultores e produtores de derivados de ora-pro-nóbis em Sabará se reuniram para um encontro de grande importância. Durante a visita à primeira propriedade com plantio comercial de ora-pro-nóbis no município, liderada pelo produtor da agricultura familiar, Edson Pinto Coelho, ficou evidente o sucesso do cultivo realizado conforme orientação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e pesquisa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG). Com o apoio da Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e mudas doadas pela empresa Probiomas, a plantação, iniciada há três meses, já está em pleno desenvolvimento, servindo como uma unidade demonstrativa para a região.

Durante a manhã de interações, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a produção, discutir questões agronômicas, mercados, importância nutricional e cultural da planta, além de explorar o potencial turístico da região, especialmente quando aliado à gastronomia local. Houve uma significativa troca de experiências sobre técnicas de adubação, nutrição da planta e práticas de agroecologia, culminando em novos contatos e parcerias para o setor.

Ao fim do dia, foi realizada uma degustação de petiscos e um almoço típico mineiro na Pousada Rávis, evidenciando o potencial turístico e gastronômico da região. Essa experiência enriquecedora foi possibilitada pela Prefeitura de Sabará, por meio da equipe de agricultura familiar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reforçando o apoio contínuo à agricultura local e o desenvolvimento sustentável da região.