MEIO AMBIENTE: PREFEITURA DE SABARÁ REALIZA LIMPEZA DO RIO SABARÁ-CAETÉ

na Categoria Meio Ambiente, Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde, e em parceria com a empresa PROBIOMAS – Protegendo os Biomas Brasileiros, iniciou, nesta sexta-feira (11/11), ações do Projeto “Rio Limpo, Rio Sabará”.

A iniciativa tem como objetivo reduzir os riscos de ocorrência de alagamentos causados pelas chuvas, minimizar os impactos ambientais e socioeconômicos na cidade e conscientizar a população sobre a importância da adoção de medidas de preservação da “saúde” do Rio Sabará-Caeté.

A ação está sendo realizada por 150 funcionários e colaboradores e contando com a utilização de sete retroescavadeiras, duas carregadeiras, uma escavadeira e 14 caminhões, que estão atuando na limpeza e retirada de sedimentos em toda a extensão do leito do rio. Após a limpeza, também será realizado o plantio de mudas de árvores às margens do rio. Além disso, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA está retirando o esgoto dos córregos e rios da cidade.

A secretária de Meio Ambiente, Andréa Saraiva, falou sobre a iniciativa e solicitou a colaboração da população. “Essa ação é uma medida preventiva, que visa manter uma vazão regular do rio, o que é uma maneira de reduzir os riscos de ocorrência de alagamentos, e busca atender aos pedidos feitos pelos moradores e comerciantes das imediações que são atingidos pelas enchentes que ocorrem na nossa cidade”, explicou. “No entanto, para que essa ação seja bem sucedida é fundamental a participação da população, especialmente quanto ao descarte correto do lixo. As pessoas precisam se conscientizar de que a saúde do rio não é uma responsabilidade apenas da Prefeitura de Sabará, mas de todos. Se não queremos mais sofrer com os alagamentos, precisamos nos unir, cada um fazendo sua parte. Por isso, pedimos à população que não jogue entulhos, lixo e resíduos nos córregos, rios e nascentes da nossa cidade”, enfatizou.

“Acredito que, por meio dessa ação de limpeza, vamos reduzir, consideravelmente, os impactos causados pelas chuvas. Estamos fazendo o roçamento, o recolhimento de inservíveis e, também, conscientizando a população sobre a importância de sua colaboração na preservação do rio, bem como na prevenção de doenças como dengue, zika e chikunginya”, afirmou a coordenadora da Zonosses, Thais Carneiro.

Para denúncias de crimes ambientais, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone (31) 3672-7694.