IMEDIATO: APÓS FORTE CHUVA, PREFEITURA DE SABARÁ REALIZA MAIS UMA AÇÃO DE DESASSOREAMENTO DOS RIOS

na Categoria Meio Ambiente

Após as fortes chuvas de ontem (21/12), a Prefeitura de Sabará iniciou mais uma etapa do projeto “Rio Limpo, Rio Sabará”. A ação prevê o desassoreamento dos rios e a limpeza, garantindo uma melhor vazão dos leitos, além da qualidade das águas.

Hoje, estão sendo retirados os materiais carreados ao longo dos rios e córregos, como troncos, galhos, lixo e sedimentos que impedem o curso normal da água. O trabalho é realizado por diversas equipes da própria Prefeitura de Sabará.

Primeiras etapas

No dia 22 de março de 2022, teve início o processo de desassoreamento do Rio das Velhas e do Rio Sabará. As ações de limpeza consistiram na remoção de sedimentos como areia e entulhos do leito para a solução de problemas ambientais. O procedimento foi autorizado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas, autarquia do governo de Minas Gerais, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, integrante do Sistema Nacional de Meio Ambiente e o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, na esfera federal.

De 5 a 11 de junho, outra etapa do desassoreamento foi realizada no Rio Sabará, nas proximidades da Rua Pereira Vieira e da Av. Prefeito Vitor Fantini, região bastante afetada pelas fortes chuvas que atingiram o município no início do ano.

Nos dias 11 e 18 de novembro, a Prefeitura de Sabará, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saúde, e em parceria com a empresa PROBIOMAS, realizou mais uma limpeza do Rio Sabará, que objetivou a redução dos impactos ambientais e socioeconômicos na cidade e a conscientização da população sobre a importância da adoção de medidas de preservação da “saúde” do Rio Sabará-Caeté. Nos dois dias, foram retiradas 960 toneladas de lixo e 1500 toneladas de sedimentos.