MEIO AMBIENTE: ESTUDOS TÉCNICOS PARA CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NA REGIÃO DE PEDRA RACHADA SÃO CONCLUÍDOS

na Categoria Meio Ambiente

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou de uma reunião pública sobre a elaboração de estudos técnicos para a criação de Unidade de Conservação na região de Pedra Rachada, local composto por riqueza de biodiversidade, recursos hídricos abundantes, rico patrimônio histórico-cultural, uma culinária apreciada e reconhecida, além do turismo esportivo e de aventura.

A reunião, realizada remotamente na última terça-feira (14/9), teve como objetivo apresentar os resultados alcançados por meio de estudos solicitados, em 2017, pela Prefeitura de Sabará, ao Subcomitê de Bacia do Rio das Velhas – Caeté/Sabará.

RESULTADOS TÉCNICOS

Os estudos técnicos para a criação da Unidade de Conservação na região de Pedra Rachada foram feitos por meio de uma de ação conjunta entre a Prefeitura, a empresa Detzel Gestão Ambiental, o Subcomitê de Bacia do Rio das Velhas – Caeté/Sabará, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e a Agência da Bacia Hidrográfica Peixe Vivo, e contaram com a contribuição da comunidade com relação às análises, que resultaram na proposição de duas categorias consideradas mais adequadas, sendo (1) Monumento Natural e (2) Área de Proteção Ambiental – APA.

MONUMENTO NATURAL

A categoria Monumento Natural pertence ao grupo denominado de proteção integral e foi proposta considerando a possibilidade de conservação do meio natural aliada à manutenção e à ampliação de uso público pelos múltiplos atributos da região. A abrangência territorial prevista pelo estudo está restrita às porções mais altas da Serra da Piedade e também abrangendo áreas com remanescentes importantes de vegetação nativa em estágio avançado de desenvolvimento. Para essa categoria é necessário o estabelecimento de zona de amortecimento e os limites propostos foram então definidos, resultando em uma área de 1.325 hectares. Cerca de 50% dessa área encontra-se no bioma mata atlântica com floresta estacional e cerca de 47% dela corresponde a vegetação de campos rupestres do bioma cerrado.

APA

A categoria APA pertence ao grupo denominado de uso sustentável, sendo menos restritos os padrões de proteção. Foi proposta considerando a possibilidade de proteção ambiental e ordenamento territorial como ferramenta de contenção de ocupação e desenvolvimento desordenados, especialmente em áreas mais sensíveis. Para essa categoria, com uma área de 3.780 hectares, não há necessidade de estabelecimento de zonas de amortecimento.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, Andrea Saraiva, a criação da Unidade de Conservação irá ressignificar todo o potencial que a região de Pedra Rachada já possui. “A iniciativa fomentará o turismo ecológico favorecendo, também, a utilização das trilhas que já são bastante frequentadas por ciclistas e grupos de caminhadas, fazendo com que haja uma maior conscientização da população sobre a necessidade de preservação e conservação do local”, explicou.

Foram realizados estudos técnicos, diagnósticos, pesquisas de campo, seminários e oficinas para concluir qual a categoria de Unidade de Conservação é a mais adequada. O próximo passo são os encaminhamentos necessários para que seja definida a categoria que melhor atenda o município e a população sabarense.