MEIO AMBIENTE: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E AGRICULTURA FAMILIAR EM SABARÁ ALCANÇAM RESULTADOS POSITIVOS NO PNAE

na Categoria Meio Ambiente

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), vem somando esforços para assegurar o acesso à alimentação de qualidade aos alunos da rede pública, conforme diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A iniciativa estabelece que, no mínimo, 30% dos recursos repassados aos estados e municípios, pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), e destinados para a alimentação escolar, devem ser utilizados na compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar.

PNAE em Sabará

Dentre os esforços da Prefeitura de Sabará, voltados para a agricultura familiar, está a doação de adubos orgânicos para os agricultores participantes do programa; oferecimento do serviço de mecanização agrícola; realização de capacitações; e fornecimento de assistência técnica, por meio de um convênio firmado entre a administração municipal e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER–MG) que, também, elabora projetos de venda e divulga todas as oportunidades e atividades do PNAE aos produtores do município, incentivando-os a participar e, consequentemente, garantir trabalho e renda.

Resultados positivos

Em 2022, o trabalho voltado para a agricultura familiar foi iniciado, em Sabará, contando apenas com quatro agricultores participantes do PNAE. Já, em 2023, esse número quadruplicou, subindo de quatro para 16. E, deste total, 13 vão iniciar, em agosto deste ano, a entrega de alimentos agroecológicos para todas as escolas municipais da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, “os consumidores, ao priorizarem os produtores rurais, no momento da aquisição de alimentos orgânicos e/ou agroecológicos, colaboram para a existência de um sistema alimentar justo e sustentável e fortalecem a agricultura do município, em consonância com a preservação ambiental, ações que estão dentro dos objetivos da administração municipal no que se refere à agricultura familiar na cidade.”

Para mais informações sobre o assunto, entre em contato com a SEMMA pelos telefones (31) 3672-7694 ou (31) 99547-6101.