DESENVOLVIMENTO SOCIAL: IDOSOS PARTICIPAM DE CAMINHADA PARA CELEBRAR O DIA NACIONAL DO IDOSO E O DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE

na Categoria Desenvolvimento Social

Na manhã deste sábado (8/10), aproximadamente 300 idosos do município participaram de uma caminhada no Centro Histórico da cidade. O objetivo da iniciativa foi celebrar o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira, que foram celebrados no dia 1º de outubro.

Segurando balões e cartazes, contendo dizeres voltados para a temática, os participantes se concentraram na Praça Melo Viana, onde fizeram uma atividade física e, depois, acompanhados da Fanfarra da Escola Municipal Adão de Fátima, do Bairro Alvorada, caminharam até a Praça Santa Rita. No local, curtiram uma apresentação musical.

Durante o pequeno percurso, mostraram para a sociedade que estão atentos aos seus direitos: à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A caminhada contou com a participação de grupos de idosos inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Sabará, de todas as regiões da cidade.

1º de Outubro

No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Os principais objetivos da data são chamar a atenção para a existência de desigualdades, geralmente como resultado de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida; aproveitar as experiências e o aprendizado ao longo da vida dos cidadãos da chamada terceira idade, criando políticas proativas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde; e refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.