DEFESA SOCIAL: GUARDA CIVIL MUNICIPAL COMEMORA 18 ANOS DE ATUAÇÃO EM SABARÁ

na Categoria Defesa Social

Nesta quarta-feira (12/7), em uma solenidade realizada na Secretaria Municipal de Defesa Social, a Guarda Civil Municipal de Sabará (GCM) comemorou 18 anos de atuação no município.

Durante a cerimônia, foi relembrada toda a trajetória da corporação, ao longo desses anos de atividades, na cidade; foram destacados projetos relevantes da instituição; aconteceram homenagens a agentes que passaram e que atuam na Guarda Civil Municipal; e ocorreu uma série de agradecimentos a diversas autoridades municipais, militares, empresários do município, entre outras personalidades de Sabará.

“Temos a compreensão de que a Guarda Civil Municipal é um braço da Prefeitura de Sabará. Um braço que conhece sua relevância, que não se acovarda, que busca se fortalecer e produzir bons frutos. Sentimos orgulho de toda a caminhada da tropa, marcada não somente pelas conquistas materiais, mas, também, pela superação de desafios necessários, que aprimoraram a qualidade do trabalho prestado à sociedade sabarense. Um trabalho comprometido com o seu dever, seu país e sua gente”, declarou Victor Augusto, comandante da GCM e servidor de carreira que, hoje, completa 18 anos de exercício na função.

História da GCM Sabará

No dia 12 de julho de 2005, recém chegados, após um intenso trimestre de treinamento na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, os 19 primeiros guardas do município foram empossados e, de fato, revestidos de toda a responsabilidade do cargo, deram início a uma nova jornada em suas vidas.

A tropa recém chegada estava muito animada por iniciar seus trabalhos em Sabará. À época, o secretário e grande mentor da corporação era o coronel da Polícia Militar, Euro Magalhães, homem valoroso, que trazia consigo toda a experiência da carreira militar; e que conduziu os componentes da instituição pelo melhor caminho.

Desafio e resiliência são duas palavras que marcaram a caminhada da corporação ao longo desses anos. No início, trabalhou com um efetivo pequeno, com apenas 18 guardas, distribuídos em quatro turnos; e tinha somente uma viatura. À medida que a prefeitura e a população foram percebendo o trabalho da Guarda Civil Municipal, as demandas de serviço foram crescendo de forma rápida. Foram cerca de dois anos na cidade, enfrentando a árdua tarefa de ser guarda – uma força de segurança nova, em um lugar onde a maioria dos moradores do município não entendia o que a instituição fazia. Sendo assim, uma de suas primeiras ações foi preparar o terreno para a recepção da instituição.

Em 2007, houve outro concurso, o que proporcionou um reforço de 67 novos guardas municipais, que foram muito bem-vindos. Desde então, sempre buscando sinergia com a Prefeitura de Sabará, foram criadas novas maneiras da tropa ser útil para a administração pública e, principalmente, para a comunidade sabarense no atendimento às demandas do município.

Projetos

Ao longo de sua história, trabalhos importantes foram realizados pela corporação, com destaque o da Guarda Mirim e o Projeto Social de Futebol que, juntos, contribuíram para evitar a ociosidade dos participantes; e proporcionaram atividades lúdicas, de conscientização educacional, esportiva e cidadã a mais de 1.000 crianças do Centro Histórico e dos bairros Alvorada e General Carneiro. Outro projeto de relevância é o Transitolândia, desenvolvido pelo Setor de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com os guardas municipais, os quais ficaram responsáveis pela execução da iniciativa com a ministração de palestras educativas semanais, que abordaram assuntos como bullying e drogas. E uma outra ação significativa, que também faz parte da história da instituição, é a criação, em 2021, de seus famigerados mascotes – Valente e Valentina.

Guarda Civil Municipal

A Guarda Civil Municipal é uma instituição que tem o papel de manter a ordem pública na cidade, em articulação permanente com a rede de serviços da Prefeitura de Sabará; e agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal.

O evento contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do vice-prefeito, Lucas Silva, de autoridades e servidores municipais, de autoridades civis e militares e da sociedade sabarense.