CULTURA: FILME SABARENSE “RAMAL” CONCORRE NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE CURITIBA

 na Categoria Cultura

O curta-metragem “Ramal”, dirigido pelo cineasta sabarense, Higor Gomes, está concorrendo na Competitiva Brasileira do 12º Olhar de Cinema, do Festival Internacional de Cinema de Curitiba. O filme será exibido até esta quinta-feira (22/6), durante a realização do evento. 

Segundo os organizadores, o festival tem como objetivo destacar e celebrar o cinema independente, realizado em todo mundo, por meio da seleção oficial de filmes com propostas estéticas inventivas, envolventes e com comprometimento temático, que abrange desde a abordagem de inquietações contemporâneas acerca do micro universo cotidiano de relacionamentos, até interpretações e posicionamentos sobre política e economia mundial.

A obra cinematográfica se passa na cidade de Sabará, retratando o cotidiano de alguns jovens na região de General Carneiro. Segundo Higor, ele encontrou na entrada do bairro um palco perfeito para unir performáticos jovens motociclistas e uma pequena equipe de filmagem. 

“Pretendi retratar o encanto dos fins de tarde com uma fotografia cuidadosa e calorosa. Registrado inteiramente ao pôr do sol, o filme busca uma beleza plástica para retratar esta fatia do cotidiano dos jovens de maneira leve, porém incandescente. Apesar de nossa câmera buscar enquadramentos contemplativos sensoriais, as críticas sociais também estão presentes, mas em outro plano, materializadas em elementos e signos que orbitam os rapazes e o território em que ocupam”, explica.

O filme

Cercados por montanhas e abaixo do vasto céu da periferia da cidade de Sabará, jovens se reúnem com suas motocicletas. A Vila do Marzagão é onde a cultura mandrake divide cenário com o vagaroso trem. Os motoqueiros praticam suas manobras e performam no momento de lazer, adentrando num plano em que o tempo é deliberadamente singular.

Higor Gomes

Higor Gomes é sócio-fundador da produtora Ponta de Anzol Filmes. Dirigiu os curtas-metragens “Impermeável Pavio Curto” (2018) e “Forrando a Vastidão” (2021), exibidos em mais de 60 festivais e mostras nacionais, ganhando diversos prêmios. Atualmente, está concorrendo com o curta-metragem “Ramal”, no Festival Internacional de Cinema de Curitiba; e desenvolve o roteiro do seu primeiro longa metragem “Tempestade Ninja” que, em 2019, recebeu dois prêmios no 10th Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, entre eles o prémio Incubadora Paradiso 2020, programa de apoio a roteiristas, desenvolvido pelo Projeto Paradiso. A iniciativa foi contemplada na edição de 2019, do edital BH nas Telas, na categoria Desenvolvimento de Roteiro de Longa-metragem.

O cineasta é associado da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) e da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA).

Filmografia

  • 2021 Forrando a Vastidão (15 min, Digital, Ficção)
  • 2018 Impermeável Pavio Curto (20 min, Digital, Ficção)
Notícias Recomendadas