ZOONOSES: PREFEITURA SEGUE COM A CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA CIDADE

na Categoria Saúde, Zoonoses

No próximo sábado (3/9), das 8h às 17h, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no município. Desta vez, a imunização será no Amélia Moreira, Borga Gato, Borges, Ravena e Castanheiras. Filhotes acima de três meses podem ser vacinados.

De acordo com o CCZ, os animais devem ser levados por pessoas maiores de 18 anos. Também orienta que os gatos sejam transportados em bolsas pet ou caixas e que os cães estejam com coleira e guia. Quanto aos animais bravos, estes devem usar focinheira.

Confira, abaixo, os pontos de vacinação:

* Residência Dona Maria Cristina – Rua Franquelino Bevenuto, s/n° – Amélia Moreira
* Posto de Saúde Km 14 – BR 381, Km 14, s/n° – Borba Gato
* Escola Municipal Professora Irene Pinto – BR 381, 307 – Borges
* Residência Cristiane – Rua Atílio Purri, 225 – Jardim dos Borges
* Casa Paroquial Ravena – Ravena, s/n° – Ravena
* Escola Municipal Ordália Ferreira Campos – Travessa Cândido Lúcio Ferreira Pinto, 430 – Ravena
* Capela Nossa Senhora Aparecida – Ravenópolis, s/n° – Ravenópolis
* Espaço de Leitura São Gabriel – Rua Principal, 106 – Castanheiras
* UBS Castanheiras – Rua Catarina de Freitas, 220 – Castanheiras

Segundo o CCZ, outras etapas da vacinação serão realizadas nos dias 10 e 24 de setembro em locais e horários que serão previamente divulgados.

Por que é importante vacinar contra a Raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. Também pode ser transmitida pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaléia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia. Podem ocorrer linfadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (31) 3674-6295.