ZOONOSES: MAIS UMA ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA SERÁ REALIZADA NESTE SÁBADO

na Categoria Saúde, Zoonoses

No próximo sábado (10/9), das 8h às 17h, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos no município. Desta vez, a imunização será nos bairros Adelmolândia, Alto do Cabral, Alto Fidalgo, Caieiras, Campo Santo Antônio, Centro, Córrego da Ilha, Esplanada, Fogo Apagou, Gaia, Mangueiras, Morada da Serra, Morro da Cruz, Morro São Francisco, Paciência, Pompéu, Rosário I, Santo Antônio de Roça Grande, Vila Esperança e Vila Santa Cruz. Filhotes acima de três meses podem ser vacinados.

De acordo com o CCZ, os animais devem ser levados por pessoas maiores de 18 anos. Também orienta que os gatos sejam transportados em bolsas pet ou caixas e que os cães estejam com coleira e guia. Quanto aos animais bravos, estes devem usar focinheira.

Confira, abaixo, os pontos de vacinação:
• Associação Comunitária Córrego da Ilha – Rua da Colina, s/nº – Córrego da Ilha
• Associação de Bairro – Rua Costa Rodrigues, 510 – Morro São Francisco
• Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Morada da Serra – Rua Serra da Mantiqueira, 33 – Morada da Serra
• Bar do Alexandre – Rua do Gaia, s/nº – Gaia
• Campinho – Rua José Pedro dos Anjos, 4 – Esplanada
• Campo da Liga – Rua José Brochado Gomes, 160 – Centro
• Casa da Criança Professor Siqueira – Av. Albert Scharle, 1441 – Paciência
• Casa Dona Marilene – Rua Itabirito, 618 – Mangueiras
• CEMAE (Fundo) – Rua Francisco de Assis Pereira, 191 – Centro
• Centro Comunitário – Rua José Rodrigues dos Santos, 528 – Adelmolândia
• Escola Estadual Adelino Castelo Branco – Rua Vereador José Vieira, 510 – Centro
• Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra – Rua José Machado Chaves, s/nº – Campo Santo Antônio
• Escola Maria Elizabeth Viana – Rua São Paulo, s/nº – Santo Antônio de Roça Grande
• Escola Municipal Edith Assis Costa – Rua Diogo Álvares Correia, 675 – Rosário I
• Escola Municipal Professora Tiná Costa – Rua Caetés, 17 – Vila Santa Cruz
• Escola Municipal Rosalina Alves Nogueira – R. José Vaz Pedrosa, 96 – Pompéu
• Igreja – Rua Pinho, 81 – Alto do Cabral
• Posto de Saúde do Rosário – Rua Salvador Correia de Sá, 104 – Rosário I
• Quadra de Esportes – Rua Américo Ferreira Passos, s/nº – Alto Fidalgo
• Regional Roça Grande – Avenida Doutor Henrique de Melo, 429 – Santo Antônio de Roça Grande
• Residência – Rua Odilon dos Santos, 53 – Caieiras
• Residência Dona Vilma – Rua do Ouro, 30 – Vila Esperança
• Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos – Praça Getúlio Vargas, 168 – Centro
• UBS Adelmolândia – Rua Sul América, 470 – Fogo Apagou
• UBS Morro da Cruz – Rua Santa Cruz, s/nº – Morro da Cruz

Segundo o CCZ, a última etapa será realizada no dia 24 de setembro, em locais e horários que serão previamente divulgados.

Por que é importante vacinar contra a raiva?

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. Ela acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. Também pode ser transmitida pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos (pródromos) da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude, sensação de angústia. Podem ocorrer linfadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (31) 3674-6295.