‘Viva a Rua’ em Sabará

 na Categoria Cultura

Dia 28 de setembro (sábado) será a vez de Sabará receber o Viva a Rua, iniciativa da TV Globo Minas com realização do Sesc em Minas e apoio da Prefeitura de Sabará. O evento será das 9h às 17h, na rua Generosa (av. Central), próximo à Cia da PMMG e Casa Azul, no bairro General Carneiro. O projeto busca resgatar a rua e os espaços públicos como locais de convívio da população. O tema desta edição é ‘teatro’ e a participação é gratuita. O Sesc oferecerá diversas atividades recreativas no Espaço de Lazer e ações de incentivo à leitura por meio do BiblioSesc. Ao longo do evento serão realizadas oficinas de pintura facial, brincadeiras como cama elástica, pula-pula, jogos de mesa, distribuição de balões, Espaço Kids, e muito mais. A comunidade local será presenteada com um kit especial de brincadeiras, feito pela Equipe de Recreação das Unidades Móveis do Sesc, construídos, em sua maioria, com materiais reaproveitados. A ideia é resgatar alguns jogos e brincadeiras antigas, promovendo ao público a oportunidade de interação e diversão. O kit será doado ao Centro Educacional Infantil Nancy Borges, para que seja utilizado pela instituição de ensino. Durante todo o evento, o público participante terá acesso a brinquedos infláveis; cama elástica; jogos de tabuleiro e jogos gigantes; Espaço Kids (para crianças de 0 a 5 anos); espaço temático: tenda para fotos divertidas; atendimento Sesc, com informações sobre os serviços e atividades oferecidas pela instituição; atendimento Senac, com corte de cabelo gratuito, das 9h ao meio-dia; e mini estúdio Globo.

OUTRAS ATIVIDADES

Sob a temática da vez, serão realizadas esquetes teatrais, intervenções e musicais, como Alladin, O Rei Leão e Tinker Bell, todos no Espaço de Lazer Sesc.

O Viva a Rua em Sabará ainda contará com as presenças do grupo Vertente Corpo Es’passo, que apresentará a contação de histórias Heróis do Cotidiano e a intervenção urbana Máscaras Balinesas; do Grupo Teatro Oriundo, com Quem Pergunta Quer Resposta; do grupo musical e cênico Tremelengue; além do show Margem, com os compositores Guilherme Ventura, Jeferson Gouveia, Cassiano Luiz, e Raphael Sales.

SOBRE O ESPAÇO DE LAZER SESC

O Espaço de Lazer é uma atividade gratuita do Sesc que oferece oportunidade de lazer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, e às comunidades de Belo Horizonte, Região Metropolitana e interior de Minas Gerais, de maneira itinerante. Com essa ação, o Sesc disponibiliza ao público jogos recreativos, brinquedos, brincadeiras, atividades lúdicas e oficinas criativas, além de intervenções recreativas temáticas.

 SOBRE O BIBLIOSESC

O BiblioSesc é uma biblioteca itinerante que, desde 2013, leva a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, acesso à informação e ao conhecimento. Contando com quase 3 mil títulos da Literatura Brasileira e Estrangeira, o projeto tem como objetivo incentivar o hábito de leitura e a formação de novos leitores, atuando, uma vez por semana, em localidades diferentes. No Viva a Rua, há a oportunidade para o público conhecer melhor este projeto, conferir os livros e revistas em quadrinhos que estão à disposição para consulta no local e participar das oficinas de incentivo à leitura.

SOBRE AS ATRAÇÕES

VERTENTE CORPO ES’PASSO – O grupo surgiu com o objetivo de explorar as relações e possibilidades do corpo no espaço O foco se dá nas experimentações corporais em diversos lugares, trazendo a arquitetura e o espaço como aliados do corpo.

TREMELENGUE – O grupo musical e cênico Tremelengue vem desenvolvendo um espetáculo interativo, com músicas autorais que focam nos animais e seus hábitos, na preservação do meio ambiente e na importância de se aprender a cuidar de si para cuidar melhor do outro e promover assim, o bem-estar social. O espetáculo tem figurinos e objetos cênicos feitos a partir de recicláveis, promove o resgate da memória afetiva e de brincadeiras antigas, dando oportunidade ao público de ter com diversos materiais que são utilizados nas cenas.

GRUPO ORIUNDO DE TEATRO – O grupo foi fundado em 2007, quando Anna Campos e Enedson Gomes montaram o espetáculo O Lustre, sob a direção de Antônio Hildebrando. A peça foi sucesso de público e crítica. Após o acerto inicial, a companhia seguiu sua trilha de sucessos. No entanto, a maior motivação do grupo não é somente a consagração, mas a promoção da cultura e a oportunidade de provocar seu público.

SHOW MARGEM – O encontro de quatro compositores (Guilherme Ventura, Jeferson Gouveia, Cassiano Luiz, e Raphael Sales) que trazem uma MPB periférica autodidata e diversa.  Cassiano é músico e compositor, tendo já se apresentado em espaços importantes, como o Teatro Francisco Nunes, Autêntica, Suricato e, atualmente, acaba de gravar seu primeiro EP; Guilherme é cantautor. Lançou seu primeiro disco solo, Dois Lados, em 2017; Jeferson é compositor e cantor, e lançou cinco singles e três clipes ao longo da carreira; já Raphael é conhecido na cena autoral de Belo Horizonte.

Confira a programação:

9h: Abertura do Evento

9h às 17h: BiblioSesc

9h05: Musical Aladdin e intervenções (Espaço de Lazer Sesc):

9h30: Contação de Histórias – Vertente Corpo Es’passo: Heróis do Cotidiano

10h30: Doação de Brinquedos

10h45: Esquete teatral O Rei Leão (Espaço de Lazer Sesc)

12h: Show Tremelengue

13h: Kayete – BH FM

14h: Grupo Oriundo: Quem Pergunta Quer Resposta (fora do palco)

14h às 16h: Intervenção Urbana – Vertente Corpo Es’passo: Máscaras Balinesas

14h40: Musical Tinker Bell e intervenções (Espaço de Lazer Sesc)

16h: Show Margem

17h: Encerramento

 

 

Notícias Recentes