VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

 na Categoria Saúde

Já começou e vai até 13 de março, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Pessoas com idade de 5 a 19 anos devem procurar a unidade de saúde mais próxima, no horário de 8 às 17h, e levar documento de identificação mais a caderneta de vacinação. O próximo sábado (15/02) será o dia D da campanha. Na ocasião será oferecida a imunização em todas as unidades de saúde.

(OBS. No dia 15/02, a vacinação da região do Pompéu será na capela de Santa Cruz, na Vila Santa Cruz. Durante a semana, todas as unidades, exceto Pompéu e CAIC, estarão abertas para a vacinação).

A doença

O Sarampo é uma doença altamente contagiosa. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo. A vacina é a única forma de prevenção da doença e faz parte do calendário básico de imunização. A recomendação é seja verificado no cartão se a pessoa já tomou duas doses da tríplice viral, na faixa etária até 29 anos e profissionais de saúde independente da idade. 1 dose em pessoas entre 30 a 49 anos. Acima de 50 anos não é indicado a vacinação, exceto em situações especiais.

Sintomas

A doença se caracteriza por apresentar  febre e manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. Também provoca tosse, coriza e conjuntivite. A recomendação é que as pessoas evitem ambientes fechados e até mesmo públicos, com grandes aglomerações, o que aumenta o risco de contato com o vírus. Também é recomendado, frequentemente, a limpeza das mãos com água, sabão e, se possível, álcool gel. Evite levar as mãos aos olhos e boca. Caso esteja tossindo, evite fazê-la  diretamente nas mãos. Use um papel toalha, lenço ou cotovelo para aparar a tosse.

Notícias Recentes