TURISMO: REUNIÃO ESTUDA VIABILIDADE DE PROJETO TURÍSTICO ENTRE MUNICÍPIOS DO ANTIGO RAMAL FERROVIÁRIO

na Categoria Turismo

Na tarde desta terça-feira (19/10), representantes do setor do Turismo, de grupos de ciclismo e da iniciativa privada, membros da sociedade civil e autoridades dos municípios de Sabará, Belo Horizonte, Mariana, Rio Acima, Nova Lima, Raposos, Ouro Preto e Itabirito estiveram no Teatro Municipal de Sabará, onde participaram de uma reunião que teve como objetivo apresentar o Projeto Ouro Trilha e traçar metas para que ele se torne uma realidade.

“O Ouro Trilha é um projeto turístico composto por uma rota que liga a capital mineira, Belo Horizonte, a Ouro Preto, passando pelas cidades de Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima e Itabirito. Ela pode ser percorrida a pé ou de bike, seguindo o curso dos rios, por meio de antigas linhas férreas desativadas. O trajeto é muito suave e sombreado, serpenteia por entre as serras, por dentro das matas, com paisagens deslumbrantes e muita história a cada curva. Porém, ele necessita de algumas intervenções estruturais para que alguns obstáculos encontrados na rota sejam eliminados, fazendo com que ela se torne acessível aos amantes do turismo de aventura”, explicou o ciclista e um dos idealizadores do projeto, Bernardo Comini.

Segundo Gilberto Gonçalves, da THOD – Trip Hobbies and Outdoors, plataforma virtual responsável por fazer o levantamento de todas intervenções necessárias na rota para que o Ouro Trilha se torne realidade, é essencial que os municípios envolvidos no trajeto, membros da sociedade civil e grandes empresas apoiem o projeto. “Todo apoio é bem-vindo, pois nossa intenção é realizarmos a manutenção de todo o percurso, tornando a rota um caminho suave, praticamente plano. Queremos eliminar os obstáculos encontrados em alguns trechos como a existência de pontilhões sem o piso, o mato, a falta de sinalização e cercamentos que ainda impedem que ela seja integralmente percorrida em toda sua extensão”, pontuou.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, André Alves, a Prefeitura de Sabará avaliará o projeto e fará o que for possível para apoiá-lo. “O Ouro Trilha pode contar com a Prefeitura pois ele, uma vez concretizado, vai trazer turistas de Minas, do Brasil e do mundo para conhecer as riquezas naturais, culturais e gastronômicas dos municípios incluídos na rota, fortalecendo a economia local, disseminando a prática de atividades ao ar livre e mostrando um pouco das riquezas de nossa Minas Gerais”, disse.

Para mais informações sobre o Projeto Ouro Trilha, acesse https://www.instagram.com/ourotrilha ou entre em contato com a Secretaria Municipal de Turismo de Sabará pelo telefone (31) 3672-7864.