TUBERCULOSE: PROFISSIONAIS DA SAÚDE RECEBEM CAPACITAÇÃO SOBRE A DOENÇA

na Categoria Saúde

Nesta quinta-feira (16/9), a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma capacitação com o tema “Tuberculose – Busca de Sintomático Respiratório na Estratégia Saúde da Família”, voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que atendem na região do bairro Nossa Senhora de Fátima.

A atividade foi ministrada pela enfermeira e referência técnica em tuberculose da Vigilância Epidemiológica do município, Gilmara da Silva, com o apoio dos acadêmicos de medicina do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH. A capacitação foi promovida como uma ação conjunta entre os setores de Atenção Primária à Saúde e de Vigilância Epidemiológica e ocorrerá em todas as regionais da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Sabará, de 1º de janeiro a 16 de setembro de 2021, 25 novos casos foram notificados no município.

O que é a Tuberculose?

A tuberculose é uma doença grave, que ainda existe no Brasil e que atinge milhares de pessoas todos os anos. A boa notícia é que a tuberculose tem cura se o tratamento for feito sem interrupção, até o fim. É causada por uma bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).

Como se pega a doença?

A tuberculose é transmitida de pessoa a pessoa. Ao espirrar, tossir ou falar, o doente com tuberculose nos pulmões espalha no ar as bactérias, que podem ser aspiradas por outras pessoas. Compartilhar talheres, copos, toalhas ou banheiros não transmite tuberculose. Beijos e abraços também não.

Como saber se alguém está com doença?

Quem tem tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia, suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dor no peito, pode estar com tuberculose.

Como prevenir a doença?

Ambientes fechados e mal ventilados favorecem a transmissão da doença. Luz solar e ventilação ajudam a prevenir. A vacina BCG, recomendada para menores de um ano, só protege as crianças contra as formas mais graves da doença.

Como se trata a doença?

O tratamento é oferecido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS – Postos), e deve ser feito o quanto antes e por um período mínimo de seis meses, todos os dias e sem nenhuma interrupção, mesmo com o desaparecimento dos sintomas. O tratamento só termina quando o profissional de saúde confirmar a cura por meio de exames.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre a doença, acesse o site www.saude.gov.br ou entre em contato com o Disque Saúde (Ouvidoria Geral do SUS) pelo número 136.