TRANSPARÊNCIA: CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VISITA ESCOLAS MUNICIPAIS

 na Categoria Educação, Governo

Com o objetivo de proporcionar mais conhecimento, conforto e segurança aos alunos e professores, a Prefeitura de Sabará segue investindo na área da educação com a execução de obras de reforma, manutenção e ampliação em escolas municipais e construções de equipamentos públicos na cidade.

E como forma de fiscalizar e de reafirmar o compromisso com a legalidade e transparência das ações da administração pública na área educacional do município, na manhã dessa sexta-feira (8/4), membros do Conselho Municipal de Educação (CME) realizaram visitas em três escolas municipais – Geralda Dias de Assunção, Maria Célia de Freitas e Padre Sebastião Tirino e no Centro de Educação Infantil (CEI) Antônio Luette – CEI Cabral, inaugurado neste sábado (9/4).

Durante a visita, os conselheiros puderam verificar os investimentos dos recursos do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), destinados à manutenção e reforma do conjunto das escolas da rede municipal de ensino; e observaram o quadro de recursos humanos e a parte física das instituições, como acessibilidade, espaço das salas de aulas e a capacidade de atendimento aos alunos em relação a esse espaço.

A secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira, destacou a importância das visitas dos conselheiros. “Por meio das visitas, eles puderam verificar o que já foi feito nas escolas e acompanhar o desenvolvimento das obras em execução. Com isso, eles exerceram seus papéis de articuladores e mediadores das demandas educacionais, junto aos gestores municipais, bem como desempenharam suas funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora”, explicou.

Geni Siqueira, componente do conselho, falou da satisfação em ver que os recursos públicos do município estão sendo bem empregados. “As obras estão sendo feitas com seriedade e com material de boa qualidade e são obras que não são passageiras. Pelo contrário, são obras que vão perpetuar. Estou satisfeita em saber que o dinheiro do município está sendo bem aplicado e que proporcionarão benefícios aos nossos alunos ”, declarou.

A presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Daniela do Carmo, disse o quanto é perceptível a evolução da educação municipal. “As obras de construção e reformas estão a todo vapor e a qualidade foi comprovada, por meio da nossa fiscalização. Pudemos perceber o compromisso e o avanço que vem acontecendo na área educacional do município. Acredito que, por meio desta junção entre a Secretaria Municipal de Educação, Executivo e Conselhos, mais conquistas estão por vir”, enfatizou.

Walmir dos Santos, um dos componentes do conselho, que também participou das visitas, falou sobre as melhorias feitas nas escolas e salientou a importância dessas intervenções estarem associadas à melhoria da qualidade da educação. “As escolas visitadas foram contempladas, seguindo os critérios estabelecidos pelas Secretarias de Obras e Educação, principalmente o CEI Antônio Luette, que se destaca por sua estrutura completamente diferenciada, beleza, qualidade singular no acabamento e excelentes mobiliários, adquiridos com recursos da Fonte 100 – recursos próprios da prefeitura”, relatou. “Entretanto, é necessário associarmos investimentos na estrutura física das escolas aos índices educacionais do município, para que isso venha refletir na vida do cidadão, uma vez que, após dois anos de pandemia, houve significativos retrocessos em todos os níveis educacionais”, concluiu.

Notícias Recentes