SOCIAL: PREFEITURA E CONSELHO DO IDOSO PROMOVEM CAMINHADA PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

 na Categoria Desenvolvimento Social

Com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, comemorado oficialmente no dia 15 de junho, a Prefeitura de Sabará e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) realizarão, no próximo sábado (17/6), das 8h às 12h, no Centro Histórico, uma caminhada com aproximadamente 450 idosos dos grupos de convivência da cidade. Eles irão se concentrar na Praça Melo Viana e depois caminharão até a Praça Santa Rita.

Segundo os organizadores, a iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre medidas para prevenir e identificar situações de violência, negligência e abuso contra os idosos; e manifestar a oposição aos abusos e sofrimentos infligidos à pessoa idosa.

Durante a atividade, os participantes contarão com atividade física e apresentações musicais e teatrais, que prometem animar o público.

Tipos de violência contra a pessoa idosa

A mais comum é a negligência, quando os responsáveis pelo idoso deixam de oferecer cuidados básicos como higiene, saúde, medicamentos, proteção contra o frio ou o calor.

O abandono vem em seguida e é considerado uma forma extrema de negligência. Acontece quando há ausência ou omissão dos familiares ou responsáveis, governamentais ou institucionais, de prestarem socorro a um idoso que precisa de proteção.

Há, ainda, a violência física, quando é usada a força para obrigar os idosos a fazerem o que não desejam, ferindo, provocando dor, incapacidade ou até a morte. E a sexual, quando a pessoa idosa é incluída em ato ou jogo sexual homo ou heterorrelacional, com objetivo de obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças.

A psicológica ou emocional é a mais sutil das violências. Inclui comportamentos que prejudicam a autoestima ou o bem-estar do idoso, entre eles, xingamentos, sustos, constrangimento, destruição de propriedade ou impedimento de que vejam amigos e familiares.

Por último, há a violência financeira ou material, que é a exploração imprópria ou ilegal dos idosos ou o uso não consentido de seus recursos financeiros e patrimoniais.

Idosos com aspecto descuidado, que apresentem marcas no corpo mal explicadas ou sinais de quedas frequentes e que tenham familiares ou cuidadores indiferentes a eles, podem estar sendo vítimas de violência.

Onde procurar orientação ou denunciar

  • Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) de Sabará – (31) 3672-7696;
  • Unidades de Saúde;
  • Disque 100 – Direitos Humanos;
  • Delegacias de Polícia Civil;
  • Polícia Militar – 190 (para situações de risco iminente).

Fonte: Ministério da Saúde.

Notícias Recomendadas