SOCIAL: 30 NOVOS VISITADORES DO CRIANÇA FELIZ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE A EXECUÇÃO DO PROGRAMA EM SABARÁ

na Categoria Desenvolvimento Social

Na manhã desta segunda-feira (4/3), a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoveu, no Solar do Padre Correia, a abertura da capacitação de 30 visitadores que irão atuar no Programa Criança Feliz (PCF) do município.

A capacitação, que terá continuidade nesta terça e quarta-feira (5 e 6/3), visa dar boas-vindas aos visitadores, bem como transmitir diversas informações importantes referentes ao programa, para que eles possam desenvolvê-lo junto aos beneficiários (crianças e gestantes da cidade).

Durante a iniciativa, os visitadores serão capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, entre outras; e participarão de dinâmicas e de palestras que irão abordar os temas “Guia de Visita Domiciliar” e “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança”.

A abertura da capacitação contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, e do Dr. Ailton Cesário, médico da Rede Municipal, pós-graduado em psicologia médica e pneumologia sanitária, e mestre em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O que é o Programa Criança Feliz?

O Programa Criança Feliz é uma importante iniciativa para que famílias com crianças até seis anos ofereçam a elas ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

O que fazem os visitadores?

Os visitadores realizam visitas nas residências das famílias participantes do programa. Trata-se de uma ação planejada e sistemática, com metodologia específica, conforme orientações técnicas, para atenção e apoio à família e fortalecimento de vínculos e estímulo ao desenvolvimento infantil, priorizando o público do Criança Feliz.

As visitas domiciliares têm os seguintes objetivos:

• Identificar necessidades de acesso a serviços e direitos;
  • Orientar e apoiar os esforços das famílias com os cuidados para o desenvolvimento integral da criança;
  • Identificar a interação entre a criança e um familiar responsável direto pelos cuidados e a proteção da criança, visando tornar os contatos em oportunidades de fortalecimento ou construção de vínculos e de estímulos do desenvolvimento das habilidades da criança e da família;
  • Orientar a família sobre atividades e cuidados que fortalecem o relacionamento entre a criança e o seu cuidador(a); e
  • Orientar a família sobre brincadeiras, atividades comunicativas, entre outras que estimulam o crescimento e desenvolvimento integral da criança.

Para mais informações sobre o Programa Criança Feliz, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo telefone (31) 3672-7719.