SIMULADO DE EMERGÊNCIA DO PERÍODO CHUVOSO

na Categoria COVID-19, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Saúde

Nesta quinta-feira (17), às 10h, foi realizado um simulado de emergência do período chuvoso, na área próxima à Praça de Esportes, um dos locais de risco de transbordamento em caso de fortes chuvas. A ação foi conjunta com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Município e dos Municípios de Santa Luzia, Jaboticatubas e Caeté, Policia Militar, Samu, Guarda Municipal e demais secretarias municipais.

O objetivo foi orientar a população ribeirinha da área central, proprietários de imóveis e comerciantes, sobre o que deve ser feito em caso de emergência por causa de fortes chuvas, além de mostrar como deve ser feito a evacuação em caso de inundações.

Durante o simulado, foi emitido um alerta sonoro de evacuação e um aviso a todos orientando que era apenas um treinamento. Também houve um alerta via redes sociais para moradores e comerciantes previamente cadastrados.

No treinamento foi apresentado uma situação considerada real. Foi feito o resgate de duas vítimas, um cadeirante e um acidentado, que receberam todo os cuidados das autoridades de saúde, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil. Após o atendimento, as pessoas seguiram as placas de rota de fuga que levavam até o ponto de encontro localizado na praça Santa Rita e receberam todo apoio necessário.

Para a realização do simulado, foi seguido todos os protocolos de prevenção à COVID-19, como uso de máscaras obrigatório, álcool em gel e distanciamento social.

Para Evandra, moradora da área de risco, o simulado vai ajudar bastante “É muito importante fazer essa simulação para a gente prevenir. Caso alguma coisa aconteça, já sabemos o que fazer” concluiu.