SAÚDE ALERTA: ATENÇÃO PARA O AUMENTO DE CASOS DE SÍNDROME GRIPAL EM SABARÁ

 na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, diante do aumento de casos de Síndrome Gripal na cidade, orienta os moradores quanto aos principais cuidados de prevenção da doença e quanto à busca do atendimento, caso necessário. O principal objetivo é prevenir a disseminação dos vírus respiratórios e a evolução para os casos graves, especialmente em pacientes de grupos de risco.

A primeira informação destacada é que as Unidades Básicas de Saúde (UBS – Postos) do município estão preparadas para acolher os casos de Síndrome Gripal. Especialmente nos casos leves a moderados, não se recomenda ir diretamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA Sabará), uma vez que a UPA prioriza os casos de urgência e emergência.

Os pacientes de grupos de risco, principalmente gestantes, idosos, crianças menores de 5 anos, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos, devem ter atenção redobrada. Em caso de suspeição, inicialmente, também devem procurar os postos de saúde nos bairros.

Sobre o aumento dos casos de Gripe Influenza e outros vírus respiratórios, para se evitar a infecção e a propagação desses agentes, são necessários o uso de máscara, a higienização frequente das mãos e evitar aglomerações. Aos pacientes infectados, uma importante recomendação para esse fim de ano é que sejam evitadas as reuniões familiares, a fim de diminuir a já elevada velocidade de transmissão comunitária desses vírus. Assim, também é fundamental o isolamento domiciliar para esses enfermos.

A Síndrome Gripal é caracterizada pela presença de alguns dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e coriza; em crianças, considerar também obstrução nasal; em idosos, podem estar associados a confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e perda de apetite. Pode ser causada por diversos agentes, alguns dos quais são preveníveis pelas vacinas existentes.

A Secretaria Municipal de Saúde enfatiza que está monitorando os atendimentos realizados, a equipe assistencial, os insumos e reforça o seu compromisso de zelar pela saúde da população sabarense. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas na Unidade Básica de Saúde (UBS – Postos) mais próxima da residência.

Notícias Recentes