SEGURANÇA ALIMENTAR: ADESÃO DA REBA/RMBH É TEMA DE REUNIÃO DA REDE BRASILEIRA DE BANCO DE ALIMENTOS

 na Categoria Sem categoria

A Rede de Banco de Alimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (REBA/RMBH), por meio do coordenador, Jordan Lima, participou, na última segunda-feira (27/3), de uma reunião virtual com a coordenadora da Coordenação-Geral de Equipamentos Públicos (CEGP), Nathália Tenuta, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. 

A iniciativa teve como objetivo tratar sobre a adesão da RMBH à Rede Brasileira de Banco de Alimentos (RBBA). Desde 2020, a RBBA reúne bancos de alimentos públicos e privados, visando fortalecer uma atuação conjunta desses equipamentos, reduzir perdas e desperdício de alimentos e promover o direito humano à alimentação adequada. Durante a reunião, também foi discutido o financiamento do Ministério para os Bancos de Alimentos e demais equipamentos de segurança alimentar e nutricional.

Por que aderir à RBBA?

Os bancos de alimentos aderidos à RBBA são pré-cadastrados para receber doações com isenção de ICMS, realizadas por doadores privados. Adicionalmente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome prioriza membros na indicação de potenciais beneficiários de doações no âmbito de diversas mobilizações e iniciativas como o Brasil Fraterno, além de garantir mais visibilidade às ações desenvolvidas pelos participantes. Eles podem ter acesso aos sistemas de apoio à gestão, participar de eventos e de capacitações e receber, em primeira mão, informações sobre assuntos de interesse para sua atuação. Esses equipamentos públicos, por sua vez, podem acessar recursos federais para modernização de sua estrutura.

RMBH

A iniciativa é composta pela Mesa Sesc Brasil e por nove municípios mineiros que contam com Banco de Alimentos, entre eles, Sabará. A RMBH tem como objetivos fortalecer os equipamentos e trocar experiências voltadas para a segurança alimentar e nutricional.

Notícias Recentes