SAÚDE: PREFEITURA PROMOVE MUTIRÃO DE CONSULTAS DE DISFAGIA

na Categoria Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, no último sábado (18/8), no Centro Sabarense de Reabilitação (CESARE), um mutirão de avaliação de disfagia.

A disfagia (dificuldade para engolir) é uma condição clínica que afeta pessoas em diferentes faixas etárias, desde o prematuro até o idoso. Pode levar à desnutrição, desidratação e complicações pulmonares.

Segundo a secretaria, o mutirão teve como objetivo diminuir o tempo na fila de espera dos pacientes que aguardam essa avaliação. Ao todo, foram atendidas 30 pessoas durante a ação.

Ainda de acordo com o órgão, o próximo mutirão de consultas de disfagia acontecerá no dia 2 de setembro (sábado), das 8h às 16h, também no CESARE (Rua Alzira, 242, no Bairro Nova Vista). Serão atendidos 30 pacientes. Os interessados em participar da ação devem fazer o agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Nunes, destacou que “a iniciativa agilizou o atendimento aos pacientes que aguardavam a avaliação e evitará ou minimizará os prejuízos provocados por esta condição, especialmente em idosos.”

E nos meses de setembro e outubro também acontecerão mutirões de consultas de cardiologia. Em breve, as informações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura de Sabará.

Para mais informações, entre em contato com a UBS mais próxima da sua residência.