COMBATE À DENGUE: MAIS DE 1500 TONELADAS DE INSERVÍVEIS JÁ FORAM RECOLHIDAS EM SABARÁ, NESTE ANO

na Categoria Saúde

Como forma de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, a Prefeitura de Sabará, desde janeiro deste ano, realizou 28 mutirões de coleta de inservíveis em todas as regionais do município.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), do início do ano até o momento, mais de 300 caminhões já recolheram mais de 1500 toneladas de inservíveis, como pneus, garrafas plásticas, latas, entre outros resíduos que podem acumular água, tornando-se possíveis focos de proliferação do mosquito.

Além dos mutirões, agentes de endemias do CCZ vem fazendo o bloqueio químico nos locais, onde são realizados. A ação consiste na aplicação de inseticidas para eliminar mosquitos adultos. A medida é crucial para interromper a cadeia de transmissão da dengue, principalmente durante os períodos de maior incidência.

Importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o CCZ pelo telefone (31) 3674-6295.