SAÚDE: PREFEITURA E ACELBRA-MG REALIZAM PALESTRA GRATUITA SOBRE DOENÇA CELÍACA

 na Categoria Saúde

No dia 30 de junho, às 14h30, acontecerá, no Teatro Municipal de Sabará, uma palestra sobre Doença Celíaca, com o tema “Já passou da hora de levar a sério a doença celíaca: a importância do diagnóstico precoce”. O encontro é promovido pela Associação dos Celíacos do Brasil – Seção Minas Gerais (Acelbra-MG) e conta com o apoio da Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O evento é voltado para celíacos, familiares, representantes da Prefeitura, agentes de saúde, escolas, creches, faculdades, representantes dos setores de supermercados, farmácias, comércio e rede hoteleira. Para participar é necessário realizar a inscrição, gratuita, no link https://forms.gle/Lw7kqqFwDLz22wgv7

O Teatro Municipal fica na Rua Dom Pedro II, s/nº, no Centro. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (31) 3672-7708.

Sobre a doença

É uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. O diagnóstico é feito por exame clínico com médico especialista, que vai analisar os sintomas. Biópsia do intestino, por meio de endoscopia, exames de sangue e/ou dieta restritiva sem glúten também podem ser requeridos pelo médico.

O principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem. A maior dificuldade para os pacientes é conviver com as restrições impostas pelos novos hábitos alimentares. A doença celíaca não tem cura. Por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.

Notícias Recentes