SAÚDE: PREFEITURA DE SABARÁ REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA

na Categoria Cirurgias, Saúde

A Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta terça-feira (20/2), no Instituto de Olhos de Sabará, um mutirão de cirurgias de cataratas.

Segundo a secretaria, o mutirão, que tem sido realizado mensalmente, teve como objetivo diminuir o tempo na fila de espera dos pacientes que aguardavam a cirurgia e oferecer a eles uma melhor qualidade de vida. Ao todo, foram atendidas 100 pessoas, durante a ação.

Catarata

Catarata é uma doença em que a visão fica opaca e ocorre, principalmente, em decorrência do envelhecimento. Porém, existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol, sem óculos apropriados.

Sintomas

• Visão nublada – Sensibilidade à luz e necessidade de maior iluminação para ler;
  • A visão noturna torna-se mais fraca e as cores tornam-se amareladas.

Tratamento

A cirurgia de catarata retira o cristalino opaco e introduz, no lugar, uma lente intraocular que devolve a visão normal ao paciente. A recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.

Para mais informações sobre a cirurgia de catarata, entre em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS/Posto de Saúde) mais próxima da sua residência.