SAÚDE: PREFEITURA DE SABARÁ ALERTA PARA CUIDADOS CONTRA A SÍFILIS E SÍFILIS CONGÊNITA

na Categoria Saúde

O terceiro sábado do mês de outubro é dedicado ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita. Com isso, a Prefeitura de Sabará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para a prevenção e o diagnóstico da doença.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o ano, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s – Postos) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE), é ofertado o teste rápido (TR) para detecção da sífilis e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Para mais informações, entre em contato com a UBS mais próxima de sua residência.

Dados sobre a Sífilis

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema Pallidum e pode ser transmitida durante a relação sexual sem o uso de preservativo, ou da mãe para o bebê durante a gestação ou parto, chamada Sífilis Congênita. A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Em 2022, a Prefeitura tem monitorado e registrado dados sobre a transmissão da doença no município.