SAÚDE: PREFEITURA AUTORIZA OBRA DE REFORMA DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES (CCZ)

na Categoria Obras, Saúde, Zoonoses

Foi assinada, na manhã desta terça-feira (17/10), a Ordem de Serviço para início da obra de reforma de toda a estrutura física do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado no Bairro Sobradinho. A iniciativa tem como objetivo aprimorar o atendimento à população e proporcionar maior comodidade aos animais, bem como melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam no local.

A edificação contará com uma reforma geral. Serão realizados diversos serviços, como revisão geral da cobertura, da rede lógica e das instalações hidrossanitárias e elétricas; adequação do canil de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); instalação de novas esquadrias, de novos pisos e de piso intertravado na parte externa, incluindo sistema de drenagem; e pintura geral.

“Estamos muito felizes com esta obra, pois, por meio desta reforma, faremos adequações necessárias, que irão garantir uma melhor assistência aos animais de Sabará e mais qualidade na prestação do serviço, e maior comodidade aos profissionais que trabalham no CCZ”, destacou a secretária municipal de Saúde, Mariana Nunes.

A cerimônia de assinatura contou com a presença do prefeito de Sabará, Wander Borges, do vice-prefeito, Lucas Silva, de vereadores e de autoridades e servidores municipais.

CCZ de Sabará

O CCZ de Sabará executa ações que monitoram doenças infecciosas transmitidas pelos animais ao homem, como raiva, leishmaniose visceral, doença de chagas, esquistossomose, leptospirose, arboviroses e esporotricose; faz o controle populacional com oferta de castração e ações educativas de posse responsável; abriga, temporariamente, animais portadores de zoonoses no canil municipal; e realiza exame diagnóstico de algumas zoonoses e análise microbiológica de água para consumo, no laboratório que compõem sua estrutura física.