SAÚDE: COMITÊ DE ARBOVIROSES AMPLIA AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE EM SABARÁ

na Categoria Dengue, Saúde, Vacinação

O Comitê Municipal de Arboviroses da Prefeitura de Sabará, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sabará (CMSS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu, nessa segunda-feira (08/4), uma reunião para discutir sobre a continuidade da execução de medidas de controle da epidemia de dengue na cidade. As ações, planejadas conforme cada cenário epidemiológico, fazem parte de um plano de contingência, previamente elaborado, que mobiliza diversas secretarias municipais.

Segundo representantes do Comitê, para fazer frente ao crescimento de casos no município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará com suas atividades rotineiras, incluindo mutirões de limpeza semanais, visitas domiciliares e comerciais diárias, nas quais os agentes de endemias fazem o mapeamento de possíveis focos de infestação em lugares estratégicos, públicos e privados, a fim de adotar medidas de prevenção das arboviroses.

Outra medida de controle e combate à dengue terá início no município. O Aerosystem, sistema para aplicação de inseticida, tem como objetivo dedetizar o interior de residências, bloqueando a transmissão de arboviroses, sendo mais uma potente arma contra o mosquito Aedes aegypti.

Além disso, em todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos/UBS’s) do município, continua acontecendo a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 e 14 anos (exceção a do Pompéu, por não possuir sala de imunização). As UBS’s também estão estruturadas para atender os pacientes que estejam com sintomas da doença, evitando o agravamento dos casos por arboviroses. A Prefeitura de Sabará reforça que as pessoas busquem atendimento, preferencialmente, no Posto mais próximo de sua residência.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo o contágio. A responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.