SAÚDE: NOVAS MEDIDAS DE CONTROLE SÃO ADOTADAS PELO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À DENGUE NA CIDADE

na Categoria Saúde

O Comitê de Arboviroses, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sabará (CMSS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu, nessa segunda-feira (5/2), uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, para discutir sobre a continuidade da execução de medidas de controle da epidemia de dengue na cidade. As ações, planejadas conforme cada cenário epidemiológico, fazem parte de um plano de contingência, previamente elaborado, que mobiliza diferentes secretarias municipais.

Segundo o comitê, para fazer frente ao crescimento de casos no município, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará intensificando suas atividades, incluindo visitas domiciliares e comerciais diárias, nas quais os agentes de endemias fazem o mapeamento de possíveis focos de infestação em lugares estratégicos, públicos e privados, a fim de adotar medidas de prevenção das arboviroses.

Além disso, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município já estão sendo coletados os hemogramas de avaliação e ocorrendo o monitoramento do paciente com suspeita de dengue. As unidades estão sendo reorganizadas de maneira estratégica, para o manejo desses pacientes, a fim de evitar casos graves e óbitos por arboviroses. Ainda de acordo com o comitê, é fundamental que o paciente busque, preferencialmente, a unidade básica de saúde mais próxima da residência.

Importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores, ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (31) 3674-6295.