SAÚDE: MUTIRÃO DE COMBATE À DENGUE RECOLHE 20 TONELADAS DE INSERVÍVEIS NO BAIRRO ROSÁRIO I

na Categoria Saúde, Zoonoses

A Prefeitura de Sabará segue intensificado as ações contra a dengue. Nesta sexta-feira (8/3), foi realizado um mutirão para a coleta de inservíveis no Bairro Rosário I, como forma de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram recolhidas 20 toneladas de inservíveis, como pneus, garrafas plásticas, latas, entre outros resíduos que podem acumular água, tornando-se possíveis focos de proliferação do mosquito. Novos mutirões já estão sendo planejados para acontecerem em outros bairros da cidade.

Além do mutirão no Bairro Rosário I, agentes de endemias do CCZ também fizeram bloqueio químico no Bairro Campo Santo Antônio. A ação consiste na aplicação de inseticidas para eliminar mosquitos adultos. A medida é crucial para interromper a cadeia de transmissão da dengue, principalmente durante os períodos de maior incidência.

Importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o CCZ pelo telefone (31) 3674-6295.