SAÚDE: MEDIDAS PREVENTIVAS DE ENFRENTAMENTO À DENGUE SEGUEM SENDO DISCUTIDAS PELO COMITÊ DE ARBOVIROSES

na Categoria Saúde

O Comitê de Arboviroses, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde de Sabará (CMSS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), promoveu, nessa segunda-feira (11/3), uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, para discutir sobre a continuidade da execução de medidas de controle da epidemia de dengue na cidade. As ações, planejadas conforme cada cenário epidemiológico, fazem parte de um plano de contingência, previamente elaborado, que mobiliza diferentes secretarias municipais.

Segundo o comitê, para fazer frente ao crescimento de casos na cidade, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará intensificando suas atividades, incluindo mutirões de limpeza semanais e visitas domiciliares e comerciais diárias, nas quais os agentes de endemias fazem o mapeamento de possíveis focos de infestação em lugares estratégicos, públicos e privados, a fim de adotar medidas de prevenção das arboviroses.

E, desde a última quarta-feira (6/3), mais uma medida de controle e combate à dengue foi iniciada no município. O carro fumacê passou a rodar pela cidade, iniciando a ação no Bairro Alto Cabral. A aplicação do inseticida é realizada em dois turnos: de 5h às 9h e de 17h às 21h. Esta é mais uma forma de intensificar a prevenção e o controle vetorial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. A previsão é que, ainda neste mês, o carro passe em todas as regionais.

Além disso, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção a do Pompéu, por não possuir sala de imunização, já está acontecendo a vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. As unidades estão estruturadas para atender os pacientes com sintomas da doença, a fim de evitar casos graves e óbitos por arboviroses. De acordo com o comitê, é fundamental que o usuário de saúde busque atendimento, preferencialmente, na UBS mais próxima de sua residência.

Durante a reunião, também foram discutidas maneiras de ampliar e aprimorar o atendimento dos pacientes que precisam de internação, uma vez que esse grupo vem crescendo em consequência do cenário epidemiológico da dengue no município.

Importante

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. Por isso, é preciso que a população sabarense faça sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos.

Para denunciar áreas com descarte irregular de materiais ou acumuladores ou solicitar informações sobre o assunto, entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone (31) 3674-6295.