SAÚDE: GOVERNO DE MINAS, EM PARCERIA COM MUNICÍPIOS, LANÇA CAMPANHA DE COMBATE À DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA

na Categoria Saúde

O Governo de Minas, em parceria com os municípios mineiros, lançou, neste ano, a Campanha “Dengue, Tchau – Combater o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya: até adulto consegue”. O objetivo da iniciativa é somar os esforços do poder público e da sociedade para interromper o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus das doenças.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Aedes aegypti foi identificado em 97,8% dos municípios do Estado de Minas Gerais. De acordo com a pasta, neste ano, em Sabará, foram registrados, até o momento, 118 casos de Dengue, quatro de Chikungunya e três de Zika.

Constantemente, a Prefeitura de Sabará, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e das regionais do município, realiza mutirões de combate à Dengue pelos bairros da cidade. Durante a ação, os agentes de endemias recolhem inservíveis como pneus, garrafas plásticas, latas, entre outros resíduos que podem acumular água, se tornando grandes focos de proliferação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com o Governo de Minas, como mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências, é preciso que a população mineira faça a sua parte, cuidando do seu espaço e prevenindo-se, pois a responsabilidade de eliminar os focos do Aedes aegypti é de todos. Para isso, acesse saude.mg.gov.br/aedes e confira uma série de informações relacionadas às doenças.