SAÚDE: DIA 17 DE MAIO – DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

 na Categoria Sem categoria

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão. A data foi criada com o objetivo de alertar a população para a importância dessa doença crônica, mais conhecida como “pressão alta”. Segundo dados divulgados em 2021, pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. A doença é também um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras, como cardiovasculares e renais.

Estilo de vida

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. Por isso, a mudança de hábitos cotidianos é o melhor remédio. Um deles passa pela alimentação, como reduzir a quantidade de sal nos alimentos e consumir, diariamente, frutas, legumes e hortaliças, eliminando do cardápio alimentos chamados de ultraprocessados, como embutidos, por exemplo. Não fumar e beber com moderação são outras iniciativas. Confira, abaixo, alguns hábitos de vida saudável:

? Não abuse do sal – use temperos que ressaltem o sabor dos alimentos;
? Pratique atividade física regular;
? Mantenha o peso adequado; se necessário mudando seus hábitos alimentares;
? Aproveite seus momentos de lazer;
? Abandone o fumo;
? Modere o consumo de álcool;
? Evite alimentos gordurosos;
? Controle o diabetes.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de graça, tratamento, acompanhamento e medicamentos para o controle da doença. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas sobre o assunto, entre em contato pelo Disque Saúde 136.

Notícias Recentes