SAÚDE: DEZEMBRO LARANJA – CAMPANHA REFORÇA CUIDADOS CONTRA O CÂNCER DE PELE

na Categoria Saúde

Com o objetivo de alertar e prevenir a população sobre o câncer de pele, a Prefeitura de Sabará está realizando a campanha “Dezembro Laranja”, mês nacional de conscientização à doença.

O câncer de pele é o tipo de tumor mais comum do mundo. Corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. Todos os anos são registrados quase 170.000 novos casos no país. Com diagnóstico precoce, as chances de cura chegam a 100%.

Existem dois tipos de câncer de pele – o melanoma e o não melanoma. O melanoma é o menos prevalente e com altos índices de mortalidade. Tende a afetar pessoas de pele muito clara e com histórico familiar da doença. Já o não melanoma é o tipo mais frequente entre a população e está subdividido em carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente que tiver alguma mancha ou suspeita de câncer de pele poderá comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde serão feitos exames de diagnósticos. Caso o câncer seja detectado, o paciente receberá os primeiros tratamentos.

Dezembro Laranja

O “Dezembro Laranja” foi criado em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o intuito de estimular a população na prevenção e no diagnóstico do câncer de pele. Todo ano a campanha é renovada.

Para mais informações ou esclarecimentos, entre em contato com a UBS (Posto de Saúde) mais próxima de sua residência.