SAÚDE: 26 DE JUNHO, DIA NACIONAL DO DIABETES E A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS DE VIDA

 na Categoria Saúde

Hoje, 26 de junho, é o Dia Nacional do Diabetes, data instituída pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de conscientizar sobre a doença e ressaltar a importância da prevenção.

O diabetes é uma doença crônica, provocada pela falta de insulina ou pela incapacidade do organismo de utilizar corretamente essa substância. Conforme orientação do Ministério da Saúde, uma pessoa portadora da doença deve evitar o consumo de produtos ricos em açúcar, aditivos químicos, gorduras e, principalmente, sal.

Os sintomas, normalmente, são sensação de sede exagerada, aumento da fome, vontade frequente para urinar, boca seca, cansaço fácil e alterações da visão. Alguns hábitos podem prevenir o diabetes, como a adoção de uma alimentação mais saudável, o controle do estresse e da pressão arterial, evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas, a realização de exames de rotina e a prática regular de exercícios físicos.

‌Tipos de Diabetes

Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico, em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.

Tipo 2: resulta da resistência à insulina e da deficiência na sua secreção. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda é desconhecida.

Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado, mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico de diabetes.

Tratamento

Tipo 1: exige o uso de insulina por via injetável para suprir o organismo desse hormônio que deixou de ser produzido pelo pâncreas. A suspensão da medicação pode provocar a cetoacidose diabética, distúrbio metabólico que pode colocar a vida em risco.

Tipo 2: não depende da aplicação de insulina e pode ser controlado por medicamentos ministrados por via oral. A doença descompensada pode levar ao coma hiperosmolar, uma complicação grave que pode ser fatal.

Diabetes gestacional: é preciso manter as taxas de açúcar em ordem, seguir o protocolo de recomendações médicas para uma atenção extra à dieta
alimentar, além de acompanhamento específico, com avaliações regulares da curva glicêmica.

Pré-diabetes – controle a alimentação, diminuindo a ingestão de gorduras, do açúcar e do sal, e aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras e proteínas como arroz integral, vegetais de folha escura e feijão, por exemplo, pois ajudam a combater o excesso de açúcar no sangue

Cuide-se!

Notícias Recomendadas