SABARÁ: POPULAÇÃO RECEBE AS OBRAS DO COMPLEXO VIÁRIO DE GENERAL CARNEIRO, MAIOR OBRA VIÁRIA DA HISTÓRIA DA CIDADE

na Categoria Obras

Na tarde desta quinta-feira (13/7), a Prefeitura de Sabará inaugurou as obras de construção do Complexo Viário de General Carneiro, concluindo, assim, a duplicação da rodovia MGC 262, principal via de acesso a Belo Horizonte. O empreendimento é considerado um novo marco histórico do município, garantindo mais desenvolvimento e mobilidade urbana, tanto para os moradores da cidade, quanto para os turistas.

Dando início à cerimônia, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Sabará, Roberto do Bar, destacou a importância da obra. “Sem sombra de dúvida, este empreendimento vai fazer toda a diferença para a história de Sabará, colocando fim em um drama que se arrastava por mais de 60 anos. Agradecemos à gestão municipal que não mediu esforços para que ele fosse executado, a fim de beneficiar a população sabarense”, afirmou.

Na sequência, o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Rodrigo Tavares, parabenizou a administração municipal pela obra. “Foram muitos os desafios e conflitos enfrentados durante a execução, mas, em todo tempo, o Poder Executivo, com muita determinação e coragem, permaneceu firme, superando cada um dos problemas. Parabéns a todos que estiveram envolvidos neste grande empreendimento. Contem sempre com o Governo de Minas e com o DER”, destacou.

Posteriormente, o secretário de Estado de Governo, deputado Gustavo Valadares, falou da alegria em participar da solenidade de entrega desta importante obra e enfatizou que muitas outras serão realizadas na cidade. “É um prazer estar aqui, participando desta inauguração e deste momento tão especial para Sabará, esta cidade que amo e pela qual tenho muita gratidão pelo apoio e pela solidariedade concedidos na minha caminhada política. Hoje, como atual secretário de Estado de Governo, aproveito a oportunidade para dizer que Sabará também estará representada na secretaria; e que vamos nos dedicar, cada vez mais, para que outras boas obras sejam executadas no município”, ressaltou.

Em seguida, o deputado federal Paulo Abi-Ackel, também elogiou o Poder Executivo pela entrega do empreendimento. “Parabenizo a administração municipal pela realização desta obra que tanto beneficiará a população sabarense, pela qual tenho enorme apreço e gratidão pela confiança. Uma obra que foi acompanhada, arduamente e semanalmente, por esta gestão competente; e que tanto contribuirá para a mobilidade urbana e segurança da cidade”, parabenizou.

Encerrando a solenidade, o prefeito de Sabará, Wander Borges, destacou o empenho da administração pública para que este sonho da população se tornasse uma realidade. “A dedicação foi diária e ininterrupta. Assumimos uma obra de enorme complexidade, pois não podíamos esperar mais. Hoje, temos a certeza de que agimos em tempo hábil para evitar problemas futuros. Então, podemos dizer que estamos realizados, além de agradecidos a todos que se empenharam para tornar este grande sonho em uma realidade para os sabarenses e todos que visitam Sabará”, declarou.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras, mais de R$ 30 milhões foram investidos, por parte da Prefeitura de Sabará, o que possibilitou a implantação de novo viaduto sobre as linhas férreas, com duas pistas e de nova ponte sobre o Rio das Velhas, com três pistas; e estabelecimento da iluminação do trecho, completando a rede de extensão que vai do Trevo de Sabará ao Centro Histórico, possibilitando 100% de cobertura de LED na estrada.

A cerimônia de entrega contou com a presença do deputado federal, Igor Timo, do vice-prefeito de Sabará, Lucas Silva, do prefeito de Raposos, Sérgio Soares, do prefeito de Nova Lima, João Marcelo, do prefeito de Caeté, Lucas Ferreira, do prefeito de Rio Acima, Felipe dos Santos, do vice-prefeito de Nova União, Reginaldo Lima, de autoridades e servidores municipais, de autoridades civis e militares, de representantes de empresas da cidade e da comunidade sabarense.

A obra

Devido à situação crítica da antiga ponte sobre o Rio das Velhas, projetada e erguida na década de 1960, foi iniciado um longo período de estudos e avaliação de projetos sobre a possível construção do Complexo Viário de General Carneiro.

Após negociações entre e a Prefeitura de Sabará e o Governo de Minas, por meio do DER-MG, foi delegada pelo Poder Executivo do Estado ao Poder Executivo Municipal a concessão do trecho (Km 304,96 ao Km 305,74), até que as obras do empreendimento viário fossem concluídas. Com a parceria formalizada, a licitação foi realizada em 2019, definindo a empresa responsável pelas ações no local.

A construção das vigas de concreto protendido da ponte e do viaduto foi iniciada em 2020, no “Campo do Newtão”. Cada uma das estruturas alcançava cerca de dois metros de altura e 49,50 metros de comprimento, pesando até 80 toneladas, demonstrando o grande desafio encarado.

O lançamento das 15 vigas de concreto de grande porte da nova ponte do Complexo Viário sobre os pilares de sustentação foi iniciado em maio de 2021, sendo concluído com sucesso. Já as vigas do novo viaduto sobre a linha férrea foram instaladas em julho de 2022.

A última etapa das obras contemplou a instalação de 18 postes com lâmpadas de LED de 240w, construção de ponto de ônibus, rampas e passagens elevadas para pedestres e implantação de sinalização viária vertical e horizontal. O projeto previu novos acessos aos bairros adjacentes, garantindo mais fluidez no trânsito e segurança.