Recuperação de áreas afetadas por incêndios

na Categoria Defesa Social, Meio Ambiente

Aproximadamente 300 pessoas participaram na manhã de hoje (03/10), no Cine Bandeirante, da 1ª Assembleia Geral para Projetos de Recuperação de Áreas Afetadas por Incêndios. Entre os presentes no encontro estavam, autoridades do Executivo e Legislativo Municipal, representantes dos Bombeiros, Brigadistas, Defesa Civil, Ongs ligadas a causas ambientais, servidores da Secretaria de Meio Ambiente, líderes comunitários, alunos da escola Zoroastro, Colégio Augustus e moradores de áreas afetadas pelos incêndios.

Durante a assembleia foram mostrados dados estatísticos sobre as queimadas ocorridas nas últimas semanas, em especial, no Parque Natural Chácara do Lessa e as medidas adotadas pela Prefeitura, Corpo de Bombeiros e parceiros, no combate aos incêndios. Na ocasião, também foi apresentado o plano de manejo e reflorestamento do parque. O projeto é baseado em um estudo detalhado sobre características da vegetação nativa, solo, fauna e outros aspectos da unidade de conservação municipal.

Na abertura do evento, o prefeito Wander Borges fez uma reflexão. “Nós precisamos ter um pouco mais de carinho com esse planeta chamado Terra. A grande parte desses incêndios, porque não dizer 99,9%, são incêndios criminosos. É necessário ter consciência da corresponsabilidade enquanto cidadãos. Ou nós mudamos de atitude, ou pagaremos um preço muito alto pelas ações ou omissão de preservar o nosso maior bem que é essa natureza que Deus colocou em nossas mãos”, disse Wander.