PROX: APLICATIVO PERMITE ACESSO A COMUNICAÇÃO DE RISCOS DE BARRAGENS EM SABARÁ E EM TODO O ESTADO DE MINAS GERAIS

 na Categoria Meio Ambiente

Neste período chuvoso, que requer atenção redobrada às previsões meteorológicas e às condições de segurança, durante possíveis inundações, alagamentos e deslizamentos de terra, moradores de regiões de risco de Sabará ou turistas que pretendem visitar ou viajar para a cidade podem usar o Prox, aplicativo lançado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), no final do ano passado.

A iniciativa serve para comunicação de alertas de rompimentos de barragens, riscos geológicos e ameaças em geral à população. O objetivo do projeto é se tornar referência para a notificação de emergências e envio de orientações de segurança. No entorno do município de Sabará, oito barragens estão cadastradas no aplicativo, sendo elas Calcinados, Cocuruto e Rapaunha (AngloGold Ashanti), Dique 8, 6, 7A 7B e Galego (Vale). No momento, não há nenhum alerta cadastrado.

Por meio do aplicativo, a população pode saber se existem alertas, bem como tomar conhecimento sobre o nível e as características do reservatório, as rotas de fuga e a área a ser atingida no caso de acidente. Os dados são inseridos na plataforma pelas próprias empresas, pelas Defesas Civis e pelo Corpo de Bombeiros.

O projeto, iniciado em Minas Gerais, tem o objetivo de cobrir todo o território nacional. O aplicativo foi desenvolvido para receber dados de qualquer lugar do país, e pode atender mineradoras, hidrelétricas e todas as ocorrências da Defesa Civil dos municípios.

Atualmente, essa comunicação é feita por cada Defesa Civil individualmente. Conforme os responsáveis pelo projeto, com um aplicativo único, a demanda por informações pode ser suprida mais facilmente, permitindo que os órgãos locais foquem totalmente no atendimento às emergências.

O aplicativo está disponível para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente no Google Play ou na Apple Store.

Notícias Recentes