PREVIDÊNCIA: SABARÁ É O PRIMEIRO MUNICÍPIO DO BRASIL A UTILIZAR O TOTEM DE AUTOATENDIMENTO PARA ACESSO DE DADOS DA APOSENTADORIA

na Categoria Recursos Humanos

Você já pensou em ter acesso a todas as suas informações para se aposentar com poucos cliques? Em Sabará isso já é uma realidade e os servidores efetivos da Prefeitura de Sabará vão ser os primeiros do país a usufruir deste serviço. Isso porque, na manhã desta terça-feira (19/3), foi inaugurado, no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Sabará – SABARAPREV, o totem de autoatendimento previdenciário “Dr. Responde”.

Segundo o advogado, consultor jurídico do Instituto Servidor Público Digital e responsável pela criação da ferramenta, Diogo Leonel, o totem do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Sabará é inédito no país e conta com informações sobre regras de aposentadoria do município, informações administrativas e previdenciárias, tempo que falta para o servidor conseguir o benefício, valores, margem atual para empréstimo, função de educação previdenciária, um canal direto com a ouvidoria da cidade, com registro de intercorrências e clube de vantagens.

“O totem Dr. Reponde é igual aos de estacionamento. O servidor terá apenas que digitar seu CPF para poder consultar o tempo que falta para aposentar, valores, regras, margens para empréstimos, entre outras informações”, explica.

Leonel afirma que decidiu criar o Dr. Responde por conhecer as necessidades dos servidores públicos. “Há um gargalo em fornecer, de maneira rápida e eficaz, informações sobre a vida previdenciária. Acredito que a ferramenta vai economizar o trabalho de cerca de 20 servidores e trazer maior eficiência na prestação do serviço e economia aos cofres públicos das administrações em decorrência da agilidade. Tudo porque, quando a pessoa pede informações sobre sua aposentadoria, a papelada tramita na prefeitura e no Instituto de Previdência, movimentando toda uma máquina pública para entregar daí a 10 dias a análise para o servidor. Já com o totem de autoatendimento, ele faz isto com dois cliques. Sendo assim, resolve a dor dos funcionários.”

“Com o totem, teremos um serviço disponível a todos os servidores efetivos da Prefeitura de Sabará, que poderá atendê-los de forma mais ágil e eficaz”, destacou a presidente do SABARAPREV, Verlaine Carneiro.

“A implantação do totem nos oferece muitas vantagens, entre elas um acesso mais fácil às informações, quanto à nossa aposentadoria e aos nossos direitos, dentro de um tempo mais hábil”, comentou a servidora pública, Ana da Fonseca.

“Antes, para a gente ter ideia de quanto tempo falta para aposentarmos, tínhamos que abrir um processo, que demorava bastante e, hoje, isso é feito de maneira muito rápida”, ressaltou o servidor público, Fernando Lopes.

O totem está instalado no SABARAPREV, localizado na Rua Dom Pedro II, nº 146, no Centro.