PREMIAÇÃO CRIANÇA FELIZ: SABARÁ RECEBE MAIS UM PRÊMIO DO MINISTÉRIO DA CIDADANIA

na Categoria Desenvolvimento Social

Sabará recebeu mais um prêmio concedido pelo Ministério da Cidadania, pela atuação das equipes do “Criança Feliz”, maior programa do mundo de visitação a famílias com gestantes, mães e crianças pequenas. Desta vez, o município recebeu o Prêmio Nacional Boas Práticas na categoria Comitê Intersetorial. Em 2019, ganhou na categoria Intersetorialidade e, em 2020, na Parentalidade – Visitadores na Pandemia.

A premiação foi entregue durante o Seminário Nacional da Primeira Infância, ocorrido entre os dias 24 e 26 de agosto, em Brasília. Foi recebida pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, e pelo médico e presidente do Comitê Intersetorial de Sabará, Dr. Ailton Alves.

Segundo o médico Ailton Alves, essa premiação do Governo Federal expressa a priorização que o município vem dando à primeira infância nos últimos anos. “Não se trata de um prêmio isolado para uma ação isolada. Ele é o resultado de um olhar estratégico sobre a criança sabarense, especialmente as mais vulneráveis, entendendo que, no começo da vida está a chave do sucesso de uma cidade e de uma nação. Não há desenvolvimento humano sem o desenvolvimento infantil integral e é isso que, como poder público, almejamos para todas as crianças sabarenses”, declarou.

Além do prêmio, Sabará foi destaque em várias temáticas da Política Nacional voltada à primeira infância, como a Instituição dos Comitês, com competências estratégicas; Técnicas Municipais, com atuação relevante na primeira infância; Integração entre as Informações e Monitoramento, por instituir o marco lógico e integração de informações como estratégia de monitoramento; e Articulação Ampliada, pela implementação de parceria exitosa do comitê gestor com a Casa Lar e influência na adesão de Ribeirão das Neves ao Programa Criança Feliz.

Atuação do Criança Feliz

Quase três mil municípios brasileiros, de 26 estados e do Distrito Federal, são atendidos pelo Criança Feliz. As equipes do programa já realizaram mais de 48 milhões de visitas, com 1,3 milhão de pessoas beneficiadas. Mesmo diante do cenário de pandemia, que impõe o distanciamento social e impacta, principalmente, as famílias mais pobres, o Criança Feliz foi adaptado a uma série de medidas para que as políticas de atenção à primeira infância continuassem sendo aplicadas de forma contínua e eficiente. A realidade do atendimento nas casas teve de ser ajustada para preservar a saúde das famílias e dos técnicos visitadores.

Para mais informações sobre o Programa Criança Feliz em Sabará, entre em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo telefone (31) 3672-7719.