DESENVOLVIMENTO INFANTIL: PREFEITURA DE SABARÁ PROMOVE ATIVIDADES EM CELEBRAÇÃO AO “MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA”

na Categoria Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde

A Prefeitura de Sabará está com uma programação para o mês de agosto repleta de atividades voltadas para o “Mês da Primeira Infância”, iniciativa inédita do Ministério da Cidadania que tem como objetivo debater a importância dos cuidados na fase da gestação aos seis anos.

Neste sentido, estão sendo realizados seminários, palestras, encontros, debates e exibição de vídeos sobre a importância da primeira infância, com a participação de representantes da sociedade civil e do executivo municipal.

Como forma de se preparar para as atividades de agosto, as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação promoveram no mês de julho, em ambiente virtual, o Seminário da Primeira Infância do Programa Criança Feliz: “O Brasil do Futuro Começa Agora”. O evento contou com a participação de representantes das secretarias e de convidados de municípios mineiros, que abordaram temas como a importância da protagonização/empoderamento das famílias para o rompimento do ciclo de pobreza; a importância do desenvolvimento integral da criança: estratégias de atuação no contexto da pandemia; e sistema de garantia de direitos. Além disso, houve um workshop voltado para musicalidade e confecção de brinquedos infantis.

Nesta sexta-feira (13/8), no Centro Cultural José da Costa Sepúlveda, foi realizado o I Encontro Municipal de Integração da Política da Primeira Infância de Sabará, organizado pelo Comitê Gestor Intersetorial do Criança Feliz, um dos principais programas do Governo Federal voltado à Primeira Infância. O evento reuniu profissionais das áreas do Desenvolvimento Social, da Cultura, Educação e Saúde, com o objetivo de consolidar a atenção voltada à primeira infância e de intensificar as ações de estímulo ao desenvolvimento integral dos pequenos. O grande destaque foram os prêmios conquistados pelo Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – Programa Criança Feliz de Sabará, que atualmente é referência nacional de boas práticas na execução da iniciativa.

A importância da atuação dos profissionais da educação na promoção do desenvolvimento infantil, conquistas do Programa Primeira Infância do SUAS – Programa Criança Feliz e o agir da pedagogia na primeira infância foram os temas abordados nas palestras ministradas respectivamente pelo médico, mestre e doutorando em Saúde da Criança, Ailton Alves, pela supervisora do Criança Feliz em Sabará, Ana Carolina Costa, e pela pedagoga e diretora pedagógica do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Sheiliane Barbieri.

Também participaram do encontro o prefeito de Sabará, Wander Borges, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Welington Duarte, a secretária municipal de Educação, Fernanda Silveira, e o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Guilherme Eloy. Em breve, serão divulgadas as próximas atividades em celebração ao “Mês da Primeira Infância”.